UrgenteRestauro da Casa do Imigrante tem início em Mogi das Cruzes com mão de obra de alunos
← Voltar

Mogi das Cruzes

Restauro da Casa do Imigrante tem início em Mogi das Cruzes com mão de obra de alunos

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou a recuperação da Casa do Imigrante, no Parque Centenário da Imigração Japonesa, com aulas práticas do Programa Oficina Escola de Patrimônio Cultural.

Programa Oficina Escola de Patrimônio Cultural (POEP) promove restauração da Casa do Imigrante, no Parque Centenário da Imigração Japonesa. Foto: Divulgação/PMMC

Raphael Nogueira Felix
9 de junho de 202615:30
Atualizado agora há pouco às 18:30

A Prefeitura de Mogi das Cruzes deu início às obras de restauração da Casa do Imigrante, localizada no Parque Centenário da Imigração Japonesa. O imóvel, que integra o patrimônio histórico da cidade, passará por revitalização executada por alunos do Programa Oficina Escola de Patrimônio Cultural (POEP).

A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, combina formação profissional com preservação de bens culturais. Os participantes aprendem técnicas construtivas tradicionais, como a reconstrução de paredes de pau-a-pique e a restituição do telhado em sapê ou piaçava.

Segundo a secretária municipal de Cultura, Eliana Mangini, os alunos tiveram aulas teóricas sobre restauro, educação patrimonial e uso de equipamentos de proteção antes de aplicar os conhecimentos na prática. O trabalho é supervisionado pelo arquiteto e professor Edison Hiroyama, auxiliado por dois monitores que já concluíram a primeira turma do programa.

As atividades no local começaram no dia 1º de junho e devem ser concluídas até o dia 18, data que marca os 118 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, a bordo do navio Kasato Maru. Após a restauração, a Casa do Imigrante abrigará ferramentas agrícolas utilizadas pelas primeiras famílias nipônicas que se estabeleceram em Mogi das Cruzes.

O Programa Oficina Escola de Patrimônio Cultural é uma diretriz do Plano Municipal de Cultura, instituído pela Lei Municipal nº 7.536/2019. O objetivo é fortalecer a preservação da memória e capacitar jovens aprendizes para atuar no restauro de bens culturais. São oferecidas 15 vagas com bolsa-auxílio, prioritariamente para pessoas em situação de vulnerabilidade social, e mais 5 vagas para alunos ouvintes, sem remuneração, destinadas a profissionais e estudantes de Arquitetura, Engenharia ou Edificações.

O curso aborda temas como economia solidária, marcenaria, técnicas construtivas tradicionais e pintura. As aulas ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h, no Museu Mogiano, localizado no Casarão do Carmo, no Centro Histórico da cidade. A formação segue até novembro, com formatura prevista para 11 de dezembro.

Fonte de referência: www.mogidascruzes.sp.gov.br — https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/prefeitura-de-mogi-inicia-restauracao-da-casa-do-imigrante-no-parque-centenario

Casa do ImigranterestauroMogi das Cruzespatrimônio culturalimigração japonesaia-auto