UrgenteProjeto Grafitando Horizontes leva arte urbana e conscientização ambiental a escolas de Mogi das Cruzes
← Voltar

Mogi das Cruzes

Projeto Grafitando Horizontes leva arte urbana e conscientização ambiental a escolas de Mogi das Cruzes

Iniciativa que une grafite, educação e preservação da biodiversidade passou pela EM Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta, em Jundiapeba, e segue até 25 de setembro em outros equipamentos da cidade.

EM Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta, em Jundiapeba, recebeu nesta quinta e sexta-feira (17 e 18/09), o projeto “Grafitando Horizontes”Foto: Divulgação/PMMC
Raphael Nogueira Felix
18 de setembro de 202617:35
Atualizado agora há pouco às 20:35

A EM Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta, localizada em Jundiapeba, recebeu nos dias 17 e 18 de setembro o projeto Grafitando Horizontes, que integra arte urbana, educação, participação comunitária e conscientização ambiental. A programação teve início na segunda-feira (14/09) e percorre diferentes equipamentos da cidade até 25 de setembro.

Durante as oficinas, os estudantes tiveram contato com conteúdos teóricos, técnicas de desenho e pintura e a criação coletiva de murais artísticos. Ao final das atividades, os participantes receberam certificados de conclusão, e as artes produzidas foram registradas em uma exposição fotográfica.

Os temas dos desenhos abordaram animais e elementos da fauna e da flora brasileira, aproximando os alunos da biodiversidade do país. A proposta também incluiu ações de conscientização ambiental, com debates sobre preservação da biodiversidade, mudanças climáticas e descarbonização, além do plantio de mudas de árvores nos locais contemplados.

A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Lidiane da Costa Ribeiro, destacou a transformação proporcionada pela iniciativa. «O muro da escola mudou quando os alunos se envolveram com o projeto de grafite! Estudantes dos 4º e 5º anos aprenderam que o grafite é uma arte incrível e cheia de história», afirmou.

Além da EM Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta, o projeto já passou pelo Centro Educacional Jabuti e tem passagem prevista pela E.E. PEI Profª Jovita Franco Arouche, na Vila Rubens, e pelo Centro Esportivo e Recreativo (CER), na Vila Jundiaí. A programação segue até o dia 25 de setembro.

O Grafitando Horizontes é realizado por meio do ProAC ICMS – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, com patrocínio da Coca-Cola FEMSA Brasil, produção de Edivaldo Zanoti, apoio da Lumax Produções, INCENTIV e MM Produções, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes e realização da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

A iniciativa busca estimular a participação comunitária e valorizar as áreas verdes, aliando expressão artística e boas práticas ambientais no ambiente escolar. As oficinas também incentivam a criação coletiva e o contato dos estudantes com técnicas de artes visuais.

A passagem do projeto por Mogi das Cruzes reforça a agenda cultural e educacional do município, que tem recebido diferentes ações ao longo do mês, como cursos de capacitação e eventos de saúde e segurança pública.

As oficinas contaram com conteúdos teóricos, técnicas de desenho e pintura, além da criação coletiva de murais artísticos. Foto: Divulgação/PMMC
As oficinas contaram com conteúdos teóricos, técnicas de desenho e pintura, além da criação coletiva de murais artísticosFoto: Divulgação/PMMC
O Projeto integra arte urbana, educação, participação comunitária e conscientização ambiental. Foto: Divulgação/PMMC
O Projeto integra arte urbana, educação, participação comunitária e conscientização ambientalFoto: Divulgação/PMMC
Os temas dos desenhos foram animais e elementos da fauna e da flora brasileira. Foto: Divulgação/PMMC
Os temas dos desenhos foram animais e elementos da fauna e da flora brasileiraFoto: Divulgação/PMMC

Fonte de referência: mogidascruzes.sp.gov.br — https://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/em-dr-benedito-laporte-vieira-da-motta-recebeu-o-projeto-grafitando-horizontes-nesta-quinta-e-sexta-feira-17-e-1809

Grafitando HorizontesMogi das Cruzesarte urbanaeducaçãoconscientização ambientalJundiapebaia-auto