Uma investigação da Polícia Civil revelou um esquema de recrutamento para o tráfico de drogas em Embu das Artes, na Grande São Paulo. O grupo mantinha uma estrutura semelhante a um departamento de recursos humanos, responsável por selecionar e distribuir funções entre novos integrantes.
Na segunda-feira (17/8), cinco pessoas foram presas durante uma operação da Delegacia de Embu das Artes, com apoio de equipes da Seccional de Taboão da Serra. Foram cumpridos oito mandados de prisão temporária e dez de busca e apreensão.
De acordo com a polícia, a investigação identificou um suspeito que seria o responsável por organizar o funcionamento do esquema e dividir as tarefas entre os membros. A partir dele, os agentes chegaram a outros envolvidos, que eram recrutados e "contratados" para atuar no comércio ilegal.
Os investigadores encontraram indícios de que os suspeitos passavam por um processo de seleção rigoroso antes de serem escolhidos para integrar o grupo. Documentos apreendidos durante as diligências mostram como funcionava esse recrutamento.
A operação tinha como objetivo localizar drogas, armas, insumos e outros materiais que pudessem ajudar a avançar nas apurações. Até o momento, cinco pessoas foram capturadas e diversos celulares foram apreendidos para análise.
Também foi localizada uma motocicleta que, segundo a polícia, era utilizada para fazer entregas de entorpecentes. O veículo foi apreendido e passará por perícia.
As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e esclarecer toda a estrutura do esquema de tráfico que atuava na região. A Polícia Civil não descarta novas prisões nas próximas semanas.
A ação faz parte de um esforço das forças de segurança para combater o tráfico de drogas na Grande São Paulo. A Delegacia de Embu das Artes segue à frente do caso, com apoio da Seccional de Taboão da Serra.
Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/rh-das-biqueiras-esquema-recrutava-pessoas-para-atuar-no-trafico

