Poá será, pela primeira vez, sede de uma agenda oficial da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), entidade que reúne gestores municipais de todo o país. O seminário “Quem Paga a Conta? Municípios Paulistas Subfinanciados, Serviços Precarizados” ocorre na quarta-feira (12/08), das 14h às 17h, na Praça de Eventos Lucília Gomes Felippe.
O encontro terá a presença do vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, do presidente da FNP e prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e do prefeito de São Vicente, Kayo Amado, que é vice-presidente de Territórios Subfinanciados da entidade. Também devem participar prefeitos de diversas cidades, secretários municipais e gestores públicos.
A realização do evento foi articulada pelo prefeito de Poá, Saulo Souza, que desde março de 2025 ocupa a vice-presidência temática de Mobilidade Metropolitana da FNP. A escolha da cidade para sediar a segunda edição do seminário evidencia o protagonismo do município no debate sobre políticas públicas e gestão municipal.
Durante o seminário, a FNP apresentará os dados atualizados de 2025 da plataforma IFEM (Indicadores de Financiamento e Equidade Municipal), que reúne informações de 5.525 cidades. A ferramenta analisa arrecadação, transferências e condições de financiamento dos municípios, com base em dados do Tesouro Nacional.
Os indicadores ajudam a dimensionar os desafios provocados pelo atual modelo de distribuição de recursos. Entre 2000 e 2024, as cidades com população entre 100 mil e 500 mil habitantes registraram crescimento superior a 35%, enquanto a população brasileira avançou cerca de 17% no mesmo período. O cenário amplia a pressão sobre os serviços públicos em municípios que enfrentam limitações na capacidade de financiamento.
A programação começa às 14h, com a abertura oficial. Às 14h15, será feito o lançamento dos Indicadores de Financiamento e Equidade Municipal. Às 15h30, o debate será concentrado no tema “Reforma tributária, FPM e DADE reduzem desigualdades municipais?”. O encontro será encerrado com os encaminhamentos e, às 17h, com a discussão das contribuições de prefeitas e prefeitos para a carta da FNP destinada aos candidatos à Presidência da República e ao Governo do Estado.
Para o prefeito Saulo Souza, receber uma agenda dessa dimensão demonstra o reconhecimento de Poá no cenário municipalista nacional. “É um momento histórico para Poá, que agora tem voz e tem vez. Pela primeira vez, nossa cidade recebe uma reunião dessa dimensão para discutir um dos grandes desafios que temos hoje, que é o subfinanciamento dos municípios brasileiros”, destacou.
O seminário é uma realização da FNP e conta com o apoio da Prefeitura de Poá. A entrada é gratuita e aberta ao público, com foco em gestores públicos e interessados no tema. Mais informações podem ser obtidas no site oficial da prefeitura.
A realização do evento reforça a importância do municipalismo e coloca Poá no centro de discussões estratégicas para o futuro das cidades brasileiras. A expectativa é de que os debates contribuam para a formulação de políticas que melhorem a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população.
Fonte de referência: Prefeitura Municipal de Poá — https://poa.sp.gov.br/poa-sedia-reuniao-da-fnp-pela-primeira-vez-e-recebe-debate-nacional-sobre-financiamento-dos-municipios

