UrgentePolícia Civil desarticula quadrilha especializada em roubos de correntes de ouro no centro de São Paulo

Publicidade

Publicidade
← Voltar

Polícia Civil desarticula quadrilha especializada em roubos de correntes de ouro no centro de São Paulo

Operação Eldorado cumpriu mandados de prisão e busca contra grupo que atuava com funções definidas para roubar e derreter joias na região da 25 de Março.

Polícia Civil realiza operação e prende quadrilha especializada em roubos de correntes de ouro na região da 25 de Março, em São Paulo. Fonte: Agência SP

R
Redação
14 de maio de 202612:30
Atualizado há 32 minutos às 13:11

Uma quadrilha especializada em roubos de correntes de ouro foi desarticulada pela Polícia Civil em uma operação realizada no centro de São Paulo nesta quinta-feira (14). A ação, chamada Operação Eldorado, cumpriu 35 mandados de busca e apreensão, além de 21 ordens de prisão temporária em diferentes endereços da capital paulista e municípios da Grande São Paulo, como Santo André, Carapicuíba e Francisco Morato.

Desde janeiro, a 1ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco) investigava o grupo, que agia principalmente nas imediações da Rua 25 de Março e da Ladeira Porto Geral, locais conhecidos pelo comércio popular. Ao menos dez boletins de ocorrência já registravam os furtos praticados pelo grupo.

Segundo o delegado Ronald Quene Justiniano, responsável pela investigação, a quadrilha atuava com divisão clara de funções para aumentar a eficiência nas ações criminosas. Os “olheiros” ficavam responsáveis por identificar vítimas distraídas e sinalizar para os demais integrantes, que agiam com rapidez para roubar as correntes.

Os “puxadores” eram os que realizavam o furto das joias, muitas vezes com uso de violência, enquanto os chamados “paredes” cercavam as vítimas para bloquear a visão de testemunhas e dificultar eventuais perseguições, além de despistar possíveis abordagens policiais. Após o roubo, os objetos eram recolhidos por integrantes do apoio logístico para evitar flagrantes no local.

O material roubado era então entregue a receptadores que atuavam em estabelecimentos comerciais na região da Sé, onde as correntes de ouro eram derretidas para dificultar a identificação da origem das peças. Cinco pessoas envolvidas neste núcleo foram presas durante a operação.

Até o momento, 16 integrantes da quadrilha foram detidos, sendo nove capturados durante a ação desta quinta-feira e sete que já cumpriam pena por crimes semelhantes. Os suspeitos devem responder por crimes como roubo, receptação, associação criminosa e corrupção de menores.

De acordo com a polícia, a atuação organizada do grupo, com tarefas bem definidas, permitia que os criminosos agissem com agilidade e reduzissem as chances de captura imediata. A investigação destaca ainda que a ausência de registros formais por parte das vítimas pode dificultar a identificação completa das ações criminosas.

A Operação Eldorado reforça o compromisso das autoridades em combater ações criminosas que afetam a segurança e o comércio na região central de São Paulo, um dos principais polos comerciais da cidade.

Fonte de referência: Agência SP — https://www.agenciasp.sp.gov.br/saiba-como-atuava-a-gangue-da-correntinha-desarticulada-pela-policia-civil-no-centro-de-sp/

segurança públicapolícia civilrouboSão Paulocrime organizadoia-auto