UrgenteRedução noturna da pressão da água economiza 146 bilhões de litros na Grande SP

Publicidade

Publicidade
← Voltar

São Paulo

Redução noturna da pressão da água economiza 146 bilhões de litros na Grande SP

Medida adotada pela Sabesp desde agosto de 2025 preservou volume equivalente ao consumo de 25 milhões de pessoas por um mês.

A redução noturna da pressão da água, adotada pela Sabesp desde agosto de 2025, economizou 146 bilhões de litros na Grande SP. Foto: Agência SP

Raphael Nogueira Felix
22 de maio de 202618:12
Atualizado agora há pouco às 21:12

A Região Metropolitana de São Paulo registrou uma economia de 146 bilhões de litros de água com a gestão da pressão noturna, medida implementada pela Sabesp desde agosto do ano passado. O volume é suficiente para abastecer 25 milhões de pessoas durante 30 dias, o dobro da população da capital paulista.

A estratégia consiste em reduzir a pressão da água nas tubulações entre as 19h e as 5h, período de menor consumo. A ação, de caráter preventivo e temporário, foi determinada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) e pelo Governo de São Paulo, com o objetivo de preservar os mananciais durante a estiagem.

Além da redução da pressão, a Sabesp tem investido em integração entre sistemas produtores, modernização de redes e combate a perdas. Essas medidas visam aumentar a oferta de água sem sobrecarregar os reservatórios.

A companhia prevê investimentos superiores a R$ 5 bilhões até 2027 em segurança hídrica. As obras devem ampliar a oferta em cerca de 8 mil litros por segundo, beneficiando aproximadamente 22 milhões de pessoas na região metropolitana.

Outra iniciativa em andamento é o programa Reserva Certa, que instala caixas-d'água gratuitamente para famílias de baixa renda atendidas pelas Tarifas Social e Vulnerável. Mais de duas mil famílias já foram contempladas desde o início do programa.

A Sabesp reforça a importância do consumo consciente por parte da população. A combinação de medidas operacionais, investimentos em infraestrutura e participação dos moradores é considerada essencial para enfrentar períodos de estiagem com mais segurança e garantir o abastecimento futuro.

Fonte de referência: Agência SP — https://www.agenciasp.sp.gov.br/grande-sao-paulo-registra-economia-de-146-bilhoes-de-litros-de-agua-com-gestao-da-demanda-noturna/

Publicidade

Publicidade
águaSabespeconomiaGrande São Pauloestiagemia-auto