A cidade de Junqueirópolis, localizada na região de Presidente Prudente, será contemplada com um pacote de investimentos de R$ 164,7 milhões em obras de saneamento básico. O montante será aplicado por meio do programa UniversalizaSP, do Governo do Estado de São Paulo, e prevê ações até o ano de 2060.
Do total, cerca de R$ 60,4 milhões estão previstos para serem executados até 2033, período considerado prioritário para o cumprimento das metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento. O plano foi apresentado em audiência pública realizada na terça-feira (26).
Entre as principais intervenções estão a implantação de macromedição em todo o sistema de abastecimento, setorização da rede, instalação de válvulas redutoras de pressão e renovação de tubulações antigas. Também estão previstas a modernização da micromedição, com substituição gradual de hidrômetros, e a ampliação das pesquisas de vazamentos não visíveis.
Um dos grandes desafios apontados pelo diagnóstico técnico do UniversalizaSP é o elevado índice de perdas de água na distribuição, que atualmente chega a 57,27%. O programa estabelece a meta de reduzir esse percentual para 25% até 2033, por meio de ações de renovação operacional e aumento da eficiência do abastecimento.
Na área de abastecimento de água, serão implantados sistemas de tratamento nas regiões de Duas Barras e Vila São João, além da ampliação do atendimento em áreas urbanas e rurais ainda não contempladas integralmente. Melhorias estruturais em reservatórios e modernização de redes também fazem parte do pacote.
No eixo de esgotamento sanitário, o foco está na modernização e adequação dos sistemas existentes, incluindo melhorias nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE Matadouro e ETE Carreiro), ampliação da capacidade operacional, regularização ambiental das unidades e substituição de redes antigas. Também estão previstas ações para correção de ligações irregulares de águas pluviais.
Para áreas rurais, serão implantados novos poços tubulares com sistemas de cloração e adotadas tecnologias como biodigestores, tanques sépticos, filtros anaeróbios e sumidouros para coleta e tratamento de esgoto.
As metas seguem os parâmetros do Novo Marco Legal do Saneamento, que estabelece índices de atendimento de 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033. O plano referencial do município projeta índices ainda mais elevados: 99,9% de cobertura de água e 98,8% de esgotamento sanitário no mesmo período.
O UniversalizaSP também prevê a criação de tarifa social, com descontos de 50% ou mais para famílias de baixa renda, e a devolução de parte da receita aos municípios por meio dos Fundos Municipais de Saneamento Ambiental e Infraestrutura (FMSAIs).
A audiência pública em Junqueirópolis fez parte da etapa de consulta do programa, que antecede a publicação dos editais. O ciclo de audiências segue com um encontro virtual no dia 27 de maio. A população pode acessar os documentos do projeto e enviar contribuições até o final do mês.
Fonte de referência: Agência SP — https://www.agenciasp.sp.gov.br/municipio-de-junqueiropolis-recebera-r-164-milhoes-em-investimentos-em-saneamento-basico/



