A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barueri, localizada na Região Metropolitana de São Paulo, está passando por uma ampliação que a tornará ainda maior. Considerada a maior estação do gênero na América Latina, a unidade recebeu o primeiro de quatro conjuntos de bombas de alta tecnologia, que aumentarão sua capacidade de operação em 40%.
Os equipamentos, inéditos no Brasil, são de origem japonesa e permitirão que o sistema de recebimento de esgoto bruto salte de 24 mil litros por segundo para 36 mil litros por segundo. Esse incremento representa um acréscimo diário de mais de 1 bilhão de litros de esgoto tratados, volume equivalente a mais de 103 mil caminhões-pipa de 10 mil litros.
A modernização também elevará a capacidade média de tratamento da estação de 16 mil para 22,5 mil litros por segundo, o que equivale ao potencial de atendimento de cerca de 2 milhões de habitantes. A conclusão do projeto está prevista para o final de 2029, quando a capacidade total de tratamento será ampliada em 40,6%, beneficiando mais de 4 milhões de pessoas.
As obras fazem parte do programa Integra Tietê, que prevê investimentos totais de R$ 5,7 bilhões. A iniciativa está inserida no plano de universalização do saneamento no Estado de São Paulo, que tem meta de ser alcançada até 2029. Segundo o governo estadual, os investimentos em saneamento cresceram 120% após a desestatização da Sabesp, ocorrida em 2024.
O desenvolvimento das novas bombas exigiu soluções específicas de engenharia para se adequar às características da elevatória da ETE Barueri. Como o espaço disponível não permite a passagem de equipamentos montados, os conjuntos foram divididos em dois grandes blocos para facilitar o transporte e a instalação. Além disso, as bombas contam com um sistema interno que distribui e equilibra a força da água, reduzindo o desgaste e aumentando a vida útil.
A primeira das quatro bombas deve entrar em funcionamento em janeiro de 2027, e as demais serão ativadas de forma escalonada nos anos seguintes. A ETE Barueri atende continuamente os municípios de São Paulo, Barueri, Osasco, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Taboão da Serra, além de partes de Cotia, Embu das Artes e Itapecerica da Serra.
Com a desestatização, a Sabesp prevê investimentos de R$ 260 bilhões até 2060, sendo R$ 70 bilhões aplicados até 2029. Somente em 2025, foram investidos R$ 15,2 bilhões em obras de infraestrutura, valor 120% maior que no ano anterior. Desde 2024, a companhia levou água tratada para 2,1 milhão de pessoas e coleta e tratamento de esgoto para mais 4,3 milhões.
Fonte de referência: Agência SP — https://www.agenciasp.sp.gov.br/com-super-bombas-maior-estacao-de-tratamento-de-esgoto-da-america-latina-na-grande-sp-avanca-para-ficar-ainda-maior/


