UrgenteReajuste de pedágios em SP em 1º de julho atinge contratos antigos e exclui novas concessões
← Voltar

São Paulo

Reajuste de pedágios em SP em 1º de julho atinge contratos antigos e exclui novas concessões

A partir de 1º de julho, tarifas de pedágio em mais de 30 rodovias paulistas serão reajustadas com base no IPCA de 4,72%. Entenda o que muda e o que permanece igual.

A partir de 1º de julho, tarifas de pedágio em mais de 30 rodovias paulistas serão reajustadas com base no IPCA de 4,72%. Foto: Agência SP

Raphael Nogueira Felix
27 de junho de 202609:48
Atualizado agora há pouco às 12:48

As tarifas de pedágio em mais de 30 rodovias administradas por concessionárias em São Paulo serão reajustadas a partir de 1º de julho. A medida, que ocorre anualmente, segue as regras previstas nos contratos de concessão e considera a variação acumulada do IPCA entre junho de 2025 e maio de 2026, de 4,72%.

De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o reajuste não se aplica a todas as rodovias do estado. Apenas os contratos das concessionárias da 1ª e 2ª fases do Programa Estadual de Concessões, além das concessionárias Rodoanel Oeste, SPMAR, Tamoios e Entrevias (com reajuste a partir de 6 de julho) serão impactados.

As concessões mais recentes já contam com o sistema Siga Fácil, que utiliza pórticos eletrônicos para leitura automática da tag ou placa do veículo, permitindo cobrança proporcional por trecho percorrido. Para esses contratos, os reajustes ocorrem na data de aniversário da assinatura, e não em 1º de julho.

Uma das novidades é a redução de tarifas em algumas praças. Na Rota Mogiana, por exemplo, a praça de Jaguariúna terá a tarifa reduzida de R$ 17,60 para R$ 8,80 a partir de 1º de julho. Outras praças da região também terão reduções.

Para a Rodovia dos Tamoios, foi homologado um reajuste provisório de 5,08%. Como o contrato prevê o uso do IPCA de junho como índice, e esse dado só é divulgado em julho pelo IBGE, a Artesp utiliza inicialmente o IPCA de maio. Após a divulgação do índice de junho, a agência refaz os cálculos e pode ajustar a tarifa.

O reajuste anual está previsto nos contratos de concessão desde 1998, quando teve início o Programa de Concessões em São Paulo. O mecanismo corrige a inflação e serve para manter o equilíbrio dos contratos, custeando obras, conservação e segurança nas rodovias.

Com o sistema Siga Fácil, a cobrança é feita por pórticos eletrônicos, sem cancelas ou necessidade de parar. Os veículos passam livremente, e a identificação é feita pela placa. Para quem não tem tag, o pagamento pode ser quitado em até 30 dias pelo site oficial www.sigafacil.sp.gov.br ou pelo site da concessionária.

Fonte de referência: Agência SP — https://www.agenciasp.sp.gov.br/agencia-sp-verifica-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mentira-sobre-o-reajuste-dos-pedagios-em-sp/

pedágioreajusteSão PaulorodoviasArtespIPCAia-auto