A Polícia Internacional (Interpol) incluiu, nesta segunda-feira (6), o nome de Hércules da Costa Siqueira, apelidado de Golias, na Difusão Vermelha, lista que reúne alguns dos criminosos mais procurados do mundo. Ele é o principal suspeito de ter atirado na cabeça do tenente da Rota Ronickson Pimentel dos Santos, irmão da estudante Eloá Pimentel, vítima de um crime que chocou o país em 2008.
A inclusão na chamada “Red Notice” atende a um pedido da Polícia Civil de São Paulo, que teme que Golias tente deixar o Brasil acompanhado da esposa e das duas filhas menores. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a solicitação foi baseada em relatórios de inteligência e no mandado de prisão temporária expedido pela 2ª Vara Criminal e do Júri de São Caetano do Sul no último dia 3 de julho.
Imagens de câmeras de segurança registraram o suspeito usando boné e máscara ao lado da mulher, Cláudia Ferreira Ramos, e das crianças durante um deslocamento por Taubaté, no interior paulista. A polícia acredita que o grupo seguia em direção à Baixada Santista. O último ponto de passagem identificado foi uma pousada em Peruíbe, no litoral sul, ligada a Elenilson Misael da Silva, conhecido como Galego, que morreu em um suposto confronto com equipes da Rota na última quinta-feira.
O governo de São Paulo ofereceu uma recompensa de R$ 50 mil para quem fornecer informações que levem ao paradeiro de Golias. O foragido já tem passagens pela Justiça por roubo e homicídio. Pelo atentado contra o tenente, ele foi indiciado por tentativa de homicídio qualificado, crime cuja pena máxima pode chegar a 30 anos de prisão.
A investigação aponta que Hércules e Elenilson poderiam integrar o mesmo núcleo criminoso, atuando na preparação, logística, fuga e apoio aos envolvidos no ataque. A decisão judicial que determinou a prisão de Hércules também autorizou buscas em endereços ligados a ele e a quebra de sigilos telefônico e telemático, com o objetivo de reconstruir os passos dos suspeitos antes e depois da tentativa de homicídio.
O tenente Ronickson Pimentel, que pertence às Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), continua internado. Ele foi baleado na cabeça e, segundo boletins médicos recentes, iniciou um protocolo para reduzir a sedação. O caso ganhou repercussão nacional não apenas pela gravidade do atentado, mas também pela ligação familiar com Eloá Pimentel, morta em 2008 pelo ex-namorado Lindemberg Alves em um crime que teve ampla cobertura da imprensa.


Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/suspeito-atentado-tenente-interpol


