Um lobo-marinho-sul-americano foi resgatado nesta segunda-feira (6) no Canal de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, após ser avistado por dias nadando próximo a embarcações. O animal estava na altura da Praia de Santa Teresa, em Ilhabela, e foi levado para o Centro de Reabilitação e Despetrolização do Instituto Argonauta, onde receberá cuidados veterinários.
De acordo com o instituto, o lobo-marinho corria risco de acidentes por estar em área de tráfego de navios. A operação de resgate contou com apoio da Defesa Civil e da Secretaria de Mobilidade e Segurança da Prefeitura de Ilhabela, que cederam um barco para a ação.
No momento da captura, a equipe identificou que o animal estava magro, com uma lesão no olho esquerdo e machucados na orelha e na nadadeira peitoral esquerda. Por permanecer o tempo todo na água e em movimento constante, os veterinários não conseguiram fazer uma avaliação completa no local.
“A captura permitiu que nossa equipe realizasse um exame mais detalhado e identificasse alterações que justificaram seu encaminhamento ao Centro de Reabilitação. Cada ocorrência é avaliada individualmente, sempre buscando a alternativa que ofereça maior segurança ao animal e às pessoas”, afirmou Carla Beatriz Barbosa, diretora do Instituto Argonauta.
O lobo-marinho-sul-americano é nativo da costa da América do Sul e costuma aparecer no litoral paulista durante o inverno, especialmente quando jovem. Nessa época, alguns animais chegam debilitados após longas viagens em busca de alimento e necessitam de atendimento especializado.
O animal permanecerá sob cuidados veterinários e só será devolvido ao mar quando estiver plenamente recuperado. A expectativa é que o tratamento ajude o lobo-marinho a readquirir condições de voltar ao habitat natural.




Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/lobo-marinho-machucado-e-resgatado-no-litoral-de-sao-paulo


