A concessionária de energia Enel São Paulo divulgou que os furtos de cabos elétricos em sua área de concessão aumentaram 8% no primeiro semestre de 2026 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram registrados 4,4 mil ocorrências entre janeiro e junho, contra 4.053 nos primeiros seis meses de 2025.
A empresa atende 24 municípios da Grande São Paulo, incluindo a capital. A cidade de São Paulo concentrou 78% dos casos, com 3.438 furtos. Em seguida aparecem Santo André (250), Osasco (217), São Bernardo do Campo (130) e Diadema (66).
O impacto sobre os consumidores também se agravou. O número de clientes que tiveram o fornecimento de energia interrompido por causa dos furtos saltou de 13.961 para 19.570 – uma alta de 40%.
O furto de cabos é crime previsto no Código Penal, com pena de reclusão de dois a oito anos, além de multa. A prática afeta diretamente a qualidade do serviço prestado e gera prejuízos financeiros tanto para a concessionária quanto para os usuários.
A Enel informou que mantém parceria com órgãos públicos e forças de segurança para coibir os furtos e a receptação dos materiais, especialmente fios de cobre, que são o principal alvo dos criminosos.
A concessionária reforçou o monitoramento e a troca de informações com a polícia para tentar reduzir as ocorrências. A empresa também orienta a população a denunciar suspeitas de furto ou receptação pelo canal de atendimento.
O aumento dos furtos ocorre em meio a um cenário de pressão sobre a Enel, que enfrenta críticas pela qualidade do fornecimento de energia e processos administrativos por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Especialistas apontam que o roubo de cabos não só causa interrupções no serviço, mas também eleva os custos operacionais, que podem ser repassados aos consumidores nas tarifas.
Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/furtos-de-cabo-da-enel-tem-alta-de-8-no-primeiro-semestre


