UrgenteDesabamento na Penha: corpos de seis vítimas serão sepultados na Bolívia
← Voltar

São Paulo

Desabamento na Penha: corpos de seis vítimas serão sepultados na Bolívia

Após o resgate do último corpo, bombeiros encerram buscas no prédio em obras que desabou na zona leste de São Paulo. Vítimas eram sete bolivianas e uma paraguaia.

Desabamento em SP: corpos das 6 vítimas serão levados para a BolíviaFoto: Jéssica Bernardo/Metrópoles
Raphael Nogueira Felix
13 de setembro de 202618:00
Atualizado agora há pouco às 21:00

Os corpos das seis pessoas que morreram no desabamento de um prédio em construção na Penha, zona leste de São Paulo, serão transportados para a Bolívia, onde serão sepultados. A informação foi confirmada após o resgate do último corpo, na tarde deste domingo (13/9), quando os bombeiros encerraram as buscas no local.

Ao todo, oito pessoas estavam no imóvel quando a estrutura desabou sobre casas vizinhas. Seis morreram e duas sobreviveram — um homem e uma criança de 7 anos, que sofreram apenas ferimentos leves e foram atendidos ainda na madrugada de sábado (12/9). Não há mais desaparecidos.

A operação de resgate mobilizou mais de 70 bombeiros e militares, 22 viaturas e um cão farejador. As equipes trabalharam sem interrupção desde as 2h de sábado, quando o desabamento foi comunicado. Segundo a Defesa Civil, três imóveis próximos foram interditados e passarão por nova avaliação técnica.

As vítimas fatais são sete bolivianas e uma paraguaia. A maioria residia no imóvel atingido, que abrigava mais de dez pessoas, incluindo uma mulher grávida, segundo informações preliminares. O prédio de 12 andares era erguido pela construtora New Home.

A Polícia Civil prendeu temporariamente, também neste domingo, um dos sócios-proprietários da construtora New Home. Outros dois representantes da empresa são alvos de mandados de prisão. A investigação apura as responsabilidades pelo colapso da estrutura.

Um documento assinado em 2024 afirmava que a demolição de uma estrutura no terreno havia sido concluída. Uma servidora da Prefeitura deve ser afastada por 30 dias após atestar falsamente essa informação. O prefeito Ricardo Nunes acionou a Controladoria para investigar o caso.

«A prioridade agora é dar assistência às famílias e concluir a apuração», declarou um representante da Defesa Civil, sem detalhar prazos. A Prefeitura informou que acompanha o caso e que as interdições seguem até que os imóveis sejam considerados seguros.

O desabamento ocorreu na madrugada de sábado e atingiu casas vizinhas, deixando um rastro de destruição. Equipes de resgate seguiram trabalhando sob chuva e risco de novos desmoronamentos. O último corpo foi localizado após mais de 30 horas de buscas ininterruptas.

As autoridades não divulgaram os nomes das vítimas até a conclusão da identificação e o contato com as famílias. O transporte dos corpos para a Bolívia deve ocorrer nos próximos dias, após a liberação do Instituto Médico Legal.

A construtora New Home ainda não se manifestou oficialmente sobre as prisões. A reportagem tenta contato com a defesa dos envolvidos. O caso segue sob investigação da Polícia Civil e da Controladoria-Geral do Município.

Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/desabamento-em-sp-corpos-das-6-vitimas-serao-levados-para-a-bolivia

desabamentoPenhaSão PauloBolíviaconstrutora New HomeDefesa Civilia-auto