O governador de São Paulo e candidato à reeleição, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou nesta sexta-feira (2) que pretende auxiliar a campanha de Flávio Bolsonaro (PL) na disputa presidencial contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno. A afirmação foi feita durante agenda no centro da capital paulista.
«Se acontecer de realmente encerrar a disputa em São Paulo no domingo, eu vou estar, e estaria também de qualquer forma, mesmo que não encerrasse, à disposição do Flávio para ajudá-lo muito no segundo turno. Aqui em São Paulo e até fora do Estado», afirmou o governador.
A disposição para viajar e apoiar o candidato do PL fora de São Paulo foi apresentada como certa, independentemente do desfecho da eleição estadual no primeiro turno. Tarcísio condicionou a participação mais intensa apenas à eventual necessidade de um segundo turno na disputa presidencial.
O governador tem ampliado a presença ao lado de Flávio Bolsonaro na reta final da campanha. Na segunda-feira (28), os dois participaram de uma caminhada no Brás, bairro da zona leste paulistana, e de uma visita ao Mercado Municipal, no centro da capital.
Neste sábado (3), Tarcísio e Flávio encerram juntos a campanha antes do primeiro turno, com uma carreata nas cidades de Santa Bárbara D’Oeste e Americana, no interior paulista. A atividade marca a reta final das articulações políticas antes da votação de domingo (4).
A agenda desta sexta do governador incluiu uma caminhada entre a Praça do Patriarca e o Theatro Municipal, no centro de São Paulo. O evento reuniu secretários estaduais e municipais, além do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Durante os discursos, os participantes defenderam que Tarcísio integra o grupo político de Nunes e conclamaram apoio para o que descreveram como tentativa de retirar o PT do comando estadual. Funcionários da prefeitura que estavam em horário de almoço acompanharam a atividade.
A movimentação ocorre após críticas de setores bolsonaristas ao que consideraram um apoio inicialmente discreto do governador à campanha presidencial de Flávio. Desde então, Tarcísio passou a participar de mais eventos ao lado do candidato do PL.
A declaração desta sexta reforça a sinalização de que o governador pretende manter envolvimento ativo na disputa nacional, inclusive com deslocamentos para outras unidades da federação, caso a eleição presidencial seja decidida em segundo turno.
Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/tarcisio-promete-ajudar-flavio-dentro-e-fora-de-sao-paulo-no-2o-turno

