UrgenteAna Carolina Oliveira, mãe de Isabella Nardoni, é eleita deputada federal por São Paulo
← Voltar

São Paulo

Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella Nardoni, é eleita deputada federal por São Paulo

Com 246.741 votos, a ex-vereadora da capital paulista assume cadeira na Câmara dos Deputados pelo Podemos e promete manter a defesa da infância como prioridade.

Mãe de Isabella Nardoni, Ana Carolina Oliveira é eleita deputada por SPFoto: Rodrigo Freitas/Metrópoles
Raphael Nogueira Felix
5 de outubro de 202615:55
Atualizado agora há pouco às 18:55

A ex-vereadora da cidade de São Paulo Ana Carolina Oliveira foi eleita deputada federal pelo Podemos com 246.741 votos. Ela é a segunda candidata mais votada da legenda no estado, atrás apenas do Delegado Palumbo, que obteve 303.271 votos.

A campanha de Ana Carolina teve como principal bandeira o combate à violência contra crianças e adolescentes. A trajetória política da parlamentar começou após a morte de sua filha, Isabella Nardoni, em 2008, quando a menina tinha 5 anos.

Isabella morreu após cair da janela do sexto andar de um prédio na zona norte de São Paulo, onde moravam o pai e a madrasta. O caso teve grande repercussão nacional e resultou na condenação de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá.

Em 2010, Alexandre Nardoni foi condenado a 31 anos, um mês e dez dias de prisão. Ele cumpriu pena em regime fechado na Penitenciária de Tremembé até 2024, quando obteve progressão para o regime aberto após cumprir mais de 50% da pena e apresentar bom comportamento carcerário.

Anna Carolina Jatobá foi condenada a 26 anos e oito meses de prisão e cumpre pena em regime aberto desde 2023. No início de setembro, o Superior Tribunal de Justiça julgou um pedido para que os dois voltassem ao regime fechado, mas a 5ª Turma rejeitou o recurso por unanimidade.

Em 2024, Ana Carolina Oliveira já havia sido eleita vereadora da capital paulista com 129.563 votos. Na ocasião, tornou-se a mulher mais votada para o cargo na história do município e a segunda candidata mais votada daquele ano, atrás de Lucas Pavanato, que recebeu 161.386 votos.

Ao assumir a cadeira na Câmara Municipal, em janeiro de 2025, a parlamentar dedicou o mandato à memória da filha. «O nome dela é muito grande e é óbvio que o nome dela é o que me trouxe aqui, o nome dela é o que me elegeu, o nome dela é o que faz o meu nome. Hoje as pessoas conhecem a Ana Carolina Oliveira, mas nunca vou deixar de ser a mãe da Isabella», afirmou em entrevista ao Metrópoles.

A eleição para a Câmara dos Deputados representa um novo passo na carreira política da ex-vereadora, que agora terá atuação no Congresso Nacional. A posse está prevista para o início do próximo ano, quando ela deverá dar continuidade às pautas ligadas à proteção da infância e da juventude.

A votação expressiva de Ana Carolina Oliveira ocorre em um cenário de renovação na bancada paulista, com a eleição de vários vereadores da capital para o Legislativo federal. O resultado reforça a presença de pautas de segurança e proteção infantil no debate público.

Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/mae-de-isabella-nardoni-ana-carolina-oliveira-e-eleita-deputada-por-sp

Ana Carolina OliveiraIsabella NardoniEleiçõesSão PauloPodemosCâmara dos Deputadosia-auto