Uma pessoa morreu após um desabamento de terra na Rua Santa Cruz do Monte Castelo, no bairro da Brasilândia, zona norte de São Paulo, na tarde desta quarta-feira (14). A ocorrência foi registrada em meio ao temporal que atingiu diversas regiões da capital paulista.
De acordo com a Defesa Civil municipal, a vítima foi retirada do local por populares antes da chegada das equipes de socorro. O óbito foi constatado ainda no endereço da ocorrência.
A Defesa Civil foi acionada para atender à situação, mas não há informações detalhadas sobre as circunstâncias do desabamento até o momento.
O Metrópoles procurou a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para obter mais informações sobre a ocorrência e a identificação da vítima, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
A morte ocorreu durante uma forte chuva que atingiu a capital paulista e provocou uma série de transtornos. Diversos pontos da cidade registraram alagamentos, motoristas e passageiros ficaram ilhados e houve estragos em diferentes regiões.
No centro de São Paulo, três quartos de uma pensão no Bixiga desabaram durante o temporal. Uma moradora que estava em um dos cômodos atingidos conseguiu escapar. O imóvel, localizado na Rua Conselheiro Ramalho, foi interditado pela Defesa Civil.
Também na região central, o Túnel São João Paulo II, conhecido como Túnel do Anhangabaú, ficou alagado e deixou motoristas e passageiros ilhados. Imagens registraram veículos arrastados e empilhados pela força da água.
Na zona sul, carros ficaram parcialmente submersos na Avenida 23 de Maio, na altura do Parque Ibirapuera. A chuva também alagou uma das entradas da estação Japão-Liberdade, da Linha 1-Azul do Metrô, e provocou a queda de uma árvore sobre dois veículos na Bela Vista.
Diante dos impactos do temporal, a Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio municipal de veículos nesta quarta-feira. Toda a cidade permanece em estado de atenção para alagamentos.
As autoridades seguem monitorando as áreas mais afetadas e orientam a população a evitar deslocamentos desnecessários enquanto as condições de tempo permanecerem instáveis.
Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/vitima-de-desabamento-de-terra-morre-soterrada-na-zona-norte-de-sp

