A Polícia Civil prendeu, na última terça-feira (20), um homem apontado como um dos responsáveis pelo setor financeiro de uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas. A prisão ocorreu em um apartamento de alto padrão no bairro Jardim Aguapeú, em Mongaguá, no litoral sul de São Paulo.
Segundo a corporação, Leandro Leite Silva foi detido durante uma ação da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Itanhaém. No imóvel, os agentes encontraram dois notebooks, quatro celulares, um tablet e uma motoneta.
A investigação começou após a polícia identificar a presença de pessoas ligadas à facção na Baixada Santista. Com o aprofundamento das apurações, um imóvel foi localizado e a Justiça expediu um mandado de busca e apreensão, cumprido nesta semana.
A análise de um dos computadores revelou planilhas com movimentações financeiras que, segundo os relatórios policiais, indicam lucros superiores a R$ 2 milhões provenientes de pontos de venda de drogas em diferentes regiões do estado.
De acordo com a polícia, os documentos mostram a atuação do suspeito no tráfico nas zonas norte e leste da capital paulista, além dos municípios de Guarulhos, na Grande São Paulo, e Taubaté, no interior. Ele é considerado peça-chave para o fluxo financeiro da organização.
Silva foi preso em flagrante pelo crime de promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa. A polícia não divulgou detalhes sobre a defesa do suspeito nem sobre o andamento do processo.
O apartamento onde ele estava fica à beira-mar, em uma área de alto padrão da cidade. A motoneta apreendida seria utilizada pelo suspeito, conforme informou a corporação.
As investigações seguem sob responsabilidade da Dise de Itanhaém, que apura a extensão das operações financeiras da facção e possíveis conexões com outros integrantes.
A reportagem procurou a Secretaria de Segurança Pública para obter mais informações sobre o caso e sobre a situação do preso, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/contador-do-pcc-e-preso-com-planilhas-do-trafico-na-capital-e-grande-sp

