O julgamento do empresário Fernando Sastre, acusado pela morte do motorista de aplicativo Ornaldo Silva em março de 2024, chega ao segundo dia nesta quinta-feira (29), no Fórum Criminal da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo. A expectativa é que o réu seja ouvido pelo júri popular.
No primeiro dia, nove testemunhas prestaram depoimento. Entre elas, Marcus Vinicius Machado Rocha, amigo de Sastre que estava no Porsche no momento da colisão, e Lucas Morais da Silva, filho mais velho da vítima.
Marcus Vinicius, que fraturou quatro costelas e perdeu o baço no acidente, afirmou que tentou impedir que o empresário dirigisse após a saída de uma casa de pôquer. Segundo seu relato, os dois discutiram com Giovanna Pinheiro, então namorada de Sastre, que se recusou a entrar no carro. O sobrevivente disse que foi pressionado por amigos a mentir ou amenizar a versão para favorecer o réu, mas recusou e foi chamado de traidor.
«Lembrar de tudo o que aconteceu dói muito, porque não foi só o ato. Depois de muitas atitudes, perdi todos os amigos em comum, ninguém mais fala comigo», declarou Marcus Vinicius ao júri.
Lucas Morais da Silva, filho da vítima, relatou que não consegue mais trabalhar com aplicativos após a morte do pai e pediu que a punição de Sastre sirva de exemplo. Ele afirmou que a condenação deve representar um recado para a sociedade.
A mãe de Fernando Sastre, ouvida como testemunha, alegou que houve falha mecânica no veículo como causa da batida. A defesa do empresário busca a desclassificação do crime, o que afastaria a acusação de homicídio doloso.
Giovanna Pinheiro, namorada do réu, estava na lista de testemunhas da defesa, mas os advogados desistiram do depoimento. Ela acompanhava o julgamento da plateia quando foi retirada do plenário a pedido do promotor Rodolfo Justino Morais.
De acordo com os depoimentos, os quatro amigos saíram juntos na noite de 31 de março de 2024, passaram por um restaurante e uma casa de pôquer. Na madrugada, decidiram ir embora e Sastre teria iniciado uma discussão com Giovanna por querer dirigir após consumir bebida alcoólica.
O júri popular prossegue nesta quinta-feira, com a possibilidade de o réu ser interrogado e de a defesa apresentar seus argumentos finais. A sentença deve ser anunciada ao final dos trabalhos.
Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/juri-de-sastre-condutor-de-porsche-que-matou-motorista-entra-no-2o-dia

