UrgenteSuzano realiza Dia D do Outubro Rosa em três unidades de saúde neste sábado
← Voltar

Suzano

Suzano realiza Dia D do Outubro Rosa em três unidades de saúde neste sábado

Ações ocorrem das 8 às 16 horas, com coleta de papanicolau, testes rápidos, consultas, vacinação e atividades de autocuidado.

Suzano promove neste sábado o Dia D do Outubro Rosa em três unidades de saúde, das 8h às 16h, com papanicolau, testes rápidos, consultas, vacinação e autocuidadoFoto: Suzano
Raphael Nogueira Felix
16 de outubro de 202609:40
Atualizado agora há pouco às 12:40

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove neste sábado (17) o Dia D do Outubro Rosa em três unidades da rede municipal. O atendimento será das 8 às 16 horas, com serviços de prevenção, diagnóstico precoce e atividades de orientação e bem-estar voltadas às mulheres.

A campanha Outubro Rosa busca ampliar a conscientização sobre os cuidados com a saúde feminina, com ênfase na prevenção e na identificação precoce dos cânceres de mama e do colo do útero. Durante o Dia D, as moradoras poderão acessar diferentes serviços em um mesmo espaço, o que facilita a aproximação com a rede municipal e incentiva a realização de exames preventivos.

As ações serão distribuídas nas regiões norte, central e sul da cidade. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Mariano de Souza Coutinho Júnior, no Jardim Colorado, a programação será ampliada e reunirá coleta de papanicolau, testes rápidos e consultas médicas, além de oficina de artesanato, serviços de beleza e assistência jurídica, psicológica e social.

A unidade também oferecerá orientações sobre violência contra a mulher e uma apresentação musical, com o objetivo de proporcionar um espaço de informação, acolhimento e integração comunitária. A iniciativa integra a campanha Outubro Rosa, que busca ampliar a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde feminina.

Já nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Vereador Gregório Bonifácio da Silva, na Vila Fátima, e Jardim Europa, as atividades incluirão palestra sobre autocuidado, coleta de exame citopatológico, testes rápidos, consultas, vacinação e exames. As unidades também oferecerão práticas integrativas e atividades físicas, como auriculoterapia, alongamento e Lian Gong, modalidade de exercícios terapêuticos chineses que contribui para a mobilidade e o bem-estar.

Além do Dia D realizado nas unidades de saúde, a programação do Outubro Rosa em Suzano contempla uma série de ações com palestras, rodas de conversa, exames preventivos, orientações e atividades de conscientização em diferentes equipamentos públicos, envolvendo diversas secretarias municipais. A programação pode ser acessada em bit.ly/suzanooutubrorosa e em bit.ly/outubrorosasuzano.

Outro destaque será o Dia D da Clínica da Mulher Claudete Oliveira dos Santos, no Parque Santa Rosa, marcado para 23 de outubro, das 8 às 14 horas. A programação contará com atividades de autocuidado, oficina de plantas medicinais, práticas integrativas, palestra sobre prevenção ao câncer de mama e coleta de papanicolau em livre demanda, além de exames e procedimentos disponíveis mediante agendamento prévio.

O secretário municipal de Saúde, William Harada, destacou a importância de aproveitar a mobilização para reforçar os cuidados preventivos e ampliar o acesso aos serviços. «O Outubro Rosa é um momento importante para lembrar que a prevenção e o diagnóstico precoce fazem a diferença. Nosso objetivo é aproximar os serviços de saúde das mulheres, oferecer orientação e incentivar que elas mantenham os exames em dia, cuidando da própria saúde com atenção e responsabilidade», afirmou.

A Prefeitura de Suzano reforça que a participação da população é fundamental para o sucesso da campanha e para a melhoria dos indicadores de saúde no município.

Fonte de referência: Suzano — https://suzano.sp.gov.br/suzano-promove-dia-d-do-outubro-rosa-em-tres-unidades-de-saude-neste-sabado

Outubro RosaSuzanoSaúde da MulherPrevençãoDia Dia-auto