Uma delegação de 292 atletas brasileiros começou a viajar nesta segunda-feira (29) para os Jogos Parasul-Americanos, que ocorrem em Valledupar, na Colômbia, entre 5 e 16 de julho. Desse total, 44 são integrantes do Time São Paulo, programa de apoio a atletas paralímpicos mantido pelo governo estadual em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro.
Os competidores paulistas vão disputar provas em sete modalidades: atletismo, ciclismo, halterofilismo, natação, parabadminton, tênis de mesa e vôlei sentado. O evento também terá basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de cegos, goalball, tênis em cadeira de rodas e tiro com arco.
Esta é a segunda edição dos Jogos Parasul-Americanos. A primeira foi realizada em 2014, em Santiago, no Chile, com 580 atletas de oito países. Na ocasião, o Brasil ficou em segundo lugar no quadro de medalhas, atrás da Argentina.
O secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, destacou que os Jogos são o primeiro grande evento multiesportivo paralímpico após a campanha histórica do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, quando o país alcançou o top-5 pela primeira vez. “Ficaremos na torcida para que o Brasil faça valer sua atual hegemonia no paradesporto continental, com a maioria das medalhas de ouro conquistadas por atletas do Time São Paulo”, afirmou.
Entre os nomes de destaque da delegação paulista estão Alan Fontelles, dono de cinco medalhas paralímpicas (duas de ouro) no atletismo; a campeã mundial de ciclismo Sabrina Custódia; e Jerusa Geber, referência no atletismo com seis medalhas paralímpicas, que agora também compete no ciclismo. No halterofilismo, Mariana D'Andrea busca o tricampeonato paralímpico, enquanto no tênis de mesa as medalhistas paralímpicas Cátia Oliveira e Joyce de Oliveira, que recentemente subiram ao pódio na etapa de Pequim da Copa do Mundo, também integram a equipe.
O Time São Paulo Paralímpico é um programa que investe R$ 8,2 milhões em 157 atletas de 16 modalidades. A iniciativa visa fortalecer carreiras de alto rendimento e aumentar as chances de conquistas nacionais e internacionais. A competição em Valledupar reunirá cerca de 1.100 atletas de 12 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Fonte de referência: Agência SP — https://agenciasp.sp.gov.br/atletas-time-sao-paulo-parasul-americanos


