Obras prometem melhorar o trânsito e mobilidade na região da praça Kazuo Kimura
A iniciativa, autorizada pelo prefeito Caio Cunha na tarde desta quarta-feira (03/07), visa substituir a atual rotatória por um sistema viário moderno, com cruzamento, pontes e novo ordenamento do trânsito.
As obras, conduzidas pela Construtora Kamilos, contarão com um investimento de R$ 5.948.827,74, financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e contrapartida municipal. O projeto, que tem um prazo de seis meses para execução, busca melhorar a fluidez do tráfego na área, que atualmente recebe cerca de 90 mil veículos por dia.
“Esta obra é muito significativa pelo impacto positivo que trará para o trânsito e pela melhoria na mobilidade urbana. Atualmente, os moradores de regiões como Rodeio, Vila Nova Mogilar e Cezar de Souza enfrentam congestionamentos que causam atrasos de 25 a 40 minutos. Com este projeto, esperamos transformar essa realidade,” disse o prefeito Caio Cunha.
Nos primeiros dias, a praça Kazuo Kimura receberá os tapumes e serão iniciadas as intervenções preparatórias, como a retirada e o transplante das árvores para o viveiro da Prefeitura. As obras incluirão a construção de um novo cruzamento com semáforos, que substituirá a rotatória existente, e a instalação de pontes sobre o córrego Lavapés na avenida Yoshiteru Onishi.
“O início dos trabalhos dentro da rotatória garantirá que o trânsito não seja imediatamente afetado. Todas as intervenções serão planejadas para minimizar os impactos na circulação de veículos,” completou o prefeito, ao lado do secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira, e da secretária municipal de Mobilidade Urbana, Miriam Benites.
A cerimônia de início das obras contou com a presença dos vereadores Marcos Furlan, Johnross Jones Lima e Juliano Botelho, além de secretários municipais e representantes da Construtora Kamilos.
A execução do projeto, que inclui estudos de viabilidade técnica e impacto viário, promete trazer mais segurança e acessibilidade para pedestres e motoristas, transformando significativamente a mobilidade urbana na região.