UrgenteMogi das Cruzes retoma obras para dobrar capacidade de tratamento de esgoto na ETE Leste

Publicidade

Publicidade
← Voltar

Mogi das Cruzes, SP

Mogi das Cruzes retoma obras para dobrar capacidade de tratamento de esgoto na ETE Leste

Prefeitura de Mogi das Cruzes reinicia ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Leste, que terá a capacidade aumentada de 230 para 460 litros por segundo, beneficiando cerca de 130 mil moradores.

Mogi das Cruzes retoma obras para ampliar a ETE Leste, dobrando a capacidade de tratamento de esgoto e beneficiando cerca de 130 mil moradores. Fonte: www.mogidascruzes.sp.gov.br

R
Redação
16 de abril de 202615:43
Atualizado há 3 horas às 15:43

A Prefeitura de Mogi das Cruzes retomou nesta quarta-feira (15) as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Leste (ETE Leste), localizada no distrito de Cezar de Souza. O investimento previsto é de R$ 39,3 milhões, com recursos provenientes do Banco de Desenvolvimento Econômico da América Latina e Caribe (CAF).

Iniciadas em 2021, as obras estavam paralisadas desde 2024, quando alcançaram 58% de execução. Naquele ano, a construtora responsável solicitou reajuste financeiro, aprovado inicialmente pela Prefeitura, porém não implementado, o que motivou a interrupção dos trabalhos e o acionamento da Justiça.

A atual administração municipal negociou a suspensão do processo judicial por 180 dias e encontrou uma solução técnica e financeira para garantir a retomada dos serviços. O plano aprovado prevê a adoção da média aritmética simples entre as planilhas apresentadas, consolidando o valor total para conclusão da obra.

Com a ampliação, a capacidade de tratamento da ETE será duplicada, passando de 230 para 460 litros por segundo, o que permitirá atender o esgoto de aproximadamente 130 mil pessoas. Entre as melhorias previstas estão a construção de um novo tanque de aeração, instalação de decantadores, sopradores e aprimoramento do sistema de tratamento de lodo.

A área de abrangência da ETE Leste inclui o distrito de Cezar de Souza, bairros do Rodeio, Mogilar, Vila Industrial, entre outras localidades. Atualmente, cerca de 63% do esgoto produzido na cidade é tratado, percentual que deve aumentar com a conclusão das obras.

Segundo a prefeita Mara Bertaiolli, a retomada da obra representa compromisso da Prefeitura com a cidade e respeito ao meio ambiente e à saúde pública, uma vez que o esgoto coletado deixará de ser lançado diretamente no rio Tietê.

O prazo estimado para finalização é de 12 meses, principalmente para aquisição e instalação dos equipamentos restantes, como bombas e painéis eletrônicos.

Autoridades municipais e representantes da Câmara Municipal participaram da cerimônia de assinatura da ordem de serviço, destacando a importância do investimento em saneamento para a saúde e qualidade de vida da população.

Fonte de referência: www.mogidascruzes.sp.gov.br — https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/prefeita-mara-bertaiolli-retoma-obras-que-vao-dobrar-capacidade-de-tratamento-de-esgoto-da-ete-leste

Mogi das Cruzessaneamentoobras públicasETE Lestetratamento de esgotoia-auto