A Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou a intensificação da vacinação contra o sarampo e a ampliação da campanha de multivacinação para crianças, adolescentes e adultos. A ação ocorre mesmo sem registros confirmados da doença no município, mas diante da confirmação de casos na Região Metropolitana de São Paulo.
A Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar orienta que toda a população mantenha a caderneta de vacinação atualizada. A medida é considerada essencial para prevenir a reintrodução do sarampo e outras doenças imunopreveníveis, garantindo a proteção coletiva.
A vacinação contra o sarampo será destinada a pessoas de até 59 anos, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. Para a faixa de 1 a 29 anos, são indicadas duas doses da vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Já para quem tem entre 30 e 59 anos, é necessária uma dose. Trabalhadores da saúde, de qualquer idade, devem receber duas doses.
A vacina é contraindicada para gestantes e pessoas imunodeprimidas. Além da proteção contra o sarampo, a campanha reforça a multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos, com destaque para a atualização da vacina contra a poliomielite em crianças de até 5 anos.
Adolescentes de até 14 anos também poderão receber vacinas contra dengue, HPV e meningite ACWY, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Em Mogi das Cruzes, a campanha foi ampliada para incluir jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados contra o HPV.
Outra frente da mobilização é a vacinação contra a febre amarela para pessoas não vacinadas ou que receberam apenas a dose fracionada, seguindo as orientações vigentes. Todas as vacinas estarão disponíveis nas unidades de saúde, de acordo com a faixa etária e as indicações do calendário.
A Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar orienta pais e responsáveis a levar crianças e adolescentes às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) para avaliação da caderneta de vacinação. Como houve mudanças recentes no calendário, muitas pessoas podem precisar atualizar alguma dose.
A campanha contará com um Dia D de Mobilização em 22 de agosto. A secretaria reforça que manter a vacinação em dia é a principal forma de prevenir doenças e proteger toda a comunidade.
Mesmo sem casos confirmados de sarampo no município, a atualização da vacinação é uma medida preventiva fundamental para evitar a reintrodução da doença e garantir a proteção coletiva.
Fonte de referência: mogidascruzes.sp.gov.br — https://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/mogi-intensifica-vacinacao-contra-o-sarampo-e-amplia-multivacinacao-para-criancas-adolescentes-e-adultos

