UrgenteMaternidade de Mogi conclui implantação com Pronto Atendimento Obstétrico 24 horas
← Voltar

Mogi das Cruzes

Maternidade de Mogi conclui implantação com Pronto Atendimento Obstétrico 24 horas

Unidade passa a concentrar 100% do atendimento materno-infantil pelo SUS; Santa Casa deixa de realizar partos.

Implantação da Maternidade estará totalmente concluída com a abertura do Pronto Atendimento Obstétrico, no dia 31/08Foto: Divulgação/PMMC
Raphael Nogueira Felix
2 de setembro de 202612:25
Atualizado há 8 horas às 15:25

A Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança Leila Caran Costa, em Mogi das Cruzes, deu início na manhã desta segunda-feira (31) ao Pronto Atendimento Obstétrico 24 horas. A mudança marca a conclusão da terceira e última etapa de implantação da unidade, que agora concentra integralmente o cuidado materno-infantil da cidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O novo serviço começou a funcionar às 7h, com acompanhamento do vice-prefeito Téo Cusatis. Ele visitou as instalações e destacou o planejamento realizado pela administração municipal para garantir a segurança das pacientes. A transição dos atendimentos, que antes eram feitos na Santa Casa, foi conduzida de forma gradual e dividida em três fases.

Com a abertura do pronto atendimento, todas as gestantes que precisarem de assistência obstétrica de urgência ou emergência devem se dirigir diretamente à nova maternidade, localizada na rua Francisco Affonso de Melo, 550, no Braz Cubas. A Santa Casa não conta mais com o setor de maternidade.

O processo de implantação começou em maio, com a inauguração da unidade e o atendimento às pacientes do programa Mãe Mogiana. Em agosto, tiveram início os partos agendados. Até o momento, foram realizados mais de 90 partos na nova estrutura, que é considerada uma das mais modernas do país.

A gestão municipal afirma que a mudança foi planejada em conjunto com o Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz (Ishaoc), responsável pela administração da unidade, além da Santa Casa e do Governo do Estado de São Paulo. O objetivo, segundo a prefeitura, é oferecer um ambiente completo e seguro para gestantes, bebês e famílias.

O Pronto Atendimento Obstétrico funcionará 24 horas por dia, consolidando a maternidade como referência para o cuidado materno-infantil no município. A estrutura reúne, em um mesmo espaço, assistência às gestantes, partos, acompanhamento de puérperas e cuidados com os recém-nascidos.

Com a conclusão do cronograma, a Prefeitura de Mogi das Cruzes encerra a transferência dos serviços que eram prestados pela Santa Casa. A nova maternidade passa a ser o único ponto de atendimento para urgências e emergências obstétricas na cidade.

A população deve ficar atenta ao novo fluxo: a partir de agora, qualquer gestante em situação de urgência ou emergência deve procurar a maternidade Leila Caran Costa. A unidade está preparada para receber as pacientes com equipe especializada e infraestrutura completa.

A administração municipal reforça que todas as etapas foram executadas com foco na segurança das mães e dos bebês, e que o novo serviço amplia a qualidade do atendimento público de saúde na região. A expectativa é de que a maternidade se torne referência também para cidades vizinhas.

A partir de agora, a Maternidade passa a receber gestantes de urgência e emergência. Foto: Divulgação/PMMC
A partir de agora, a Maternidade passa a receber gestantes de urgência e emergênciaFoto: Divulgação/PMMC
Vice-prefeito Téo Cusatis acompanha início do Pronto Atendimento Obstétrico. Foto: Divulgação - PMMC
Vice-prefeito Téo Cusatis acompanha início do Pronto Atendimento ObstétricoFoto: Divulgação - PMMC
Maternidade Municipal inicia Pronto Atendimento Obstétrico. Foto: Divulgação - PMMC
Maternidade Municipal inicia Pronto Atendimento ObstétricoFoto: Divulgação - PMMC

Fonte de referência: mogidascruzes.sp.gov.br — https://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/maternidade-abre-pronto-atendimento-obstetrico-e-passa-a-concentrar-100-do-cuidado-materno-infantil-de-mogi

MaternidadeSaúdeMogi das CruzesSUSPronto Atendimentoia-auto