A Prefeitura de Mogi das Cruzes está promovendo uma reestruturação da rede de Assistência Social do município com o objetivo de adequar a oferta de serviços às novas demandas da população e ampliar a capacidade de atendimento, prevenção, apoio e proteção social. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a partir do monitoramento permanente realizado pela Vigilância Socioassistencial.
Segundo a administração municipal, o processo de reordenamento não implica na descontinuidade de nenhum serviço. Pelo contrário, a proposta é implantar novos atendimentos e ampliar vagas naqueles que já existem e que, conforme os indicadores, registram alta procura. Até setembro de 2026, a rede socioassistencial havia atendido 52.319 pessoas, totalizando 187.403 intervenções. No mesmo período, o Cadastro Único (CadÚnico) registrava 155.152 pessoas, distribuídas em 68.726 famílias.
Os dados demonstram a dimensão e a transformação das demandas sociais no município e orientam o planejamento das políticas públicas. A reorganização e qualificação dos serviços contempla diferentes públicos, com medidas que incluem o reordenamento e a ampliação da rede direcionada à proteção das mulheres, o aumento de vagas de Residência Inclusiva e a implantação do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para pessoas com deficiência.
Também está previsto um incremento de mais de 50% nas vagas para atendimento às pessoas idosas no Programa Bolsa Cuidados. Para ampliar a prevenção e aproximar os serviços da população, a Prefeitura prevê a implantação de dois novos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) em 2027, além de um CRAS Itinerante para atendimento em regiões de divisa e uma equipe volante voltada principalmente ao atendimento de mulheres e pessoas idosas que vivem em pontos mais distantes.
A secretária municipal de Assistência Social, Daniela Mariano, afirma que a reorganização representa uma mudança na forma de planejar e oferecer os serviços, colocando as necessidades reais da população no centro das decisões. «A Assistência Social precisa acompanhar as transformações da sociedade. Estamos olhando para os dados, ouvindo os territórios e reorganizando os serviços para garantir que a proteção social chegue a quem mais precisa, no momento e da forma adequada», declarou.
A gestora acrescenta que o compromisso é ampliar a prevenção, fortalecer os vínculos, garantir direitos e criar caminhos para que as pessoas possam superar situações de vulnerabilidade e conquistar mais autonomia. A rede municipal atua de forma intersetorial, envolvendo as áreas de Assistência Social, Saúde, Segurança Pública e a Secretaria da Mulher.
No caso da proteção às mulheres, a reorganização busca ajustar e fortalecer a rede de atendimento, considerando que o perfil da mulher que procura ajuda mudou. Além do abrigo temporário, são necessárias ferramentas estruturais que garantam autonomia financeira, liberdade e reinserção social, para que possam recomeçar suas vidas ao lado dos filhos.
Toda mulher em situação de violência pode buscar ajuda nos sete CRAS, nos três Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e no Centro POP. Todos funcionam como diferentes portas de entrada para acolhida, orientação, acompanhamento e encaminhamento. Nos CREAS, o atendimento pode ser feito sem agendamento, inclusive com orientação jurídica, enquanto os CRAS realizam acolhidas, rodas de conversa e atendimentos para identificação e encaminhamento de situações de violência.
Entre os serviços disponíveis na rede municipal estão a Delegacia da Mulher 24 horas, a Patrulha Maria da Penha, o aplicativo SOS Mulher Mogiana, a Sala Lilás, o Programa Conduz, o Auxílio Aluguel e o Anexo de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Mogi das Cruzes. A Prefeitura também prevê a realização de processo seletivo e concurso público para composição das equipes que atuarão nos serviços reorganizados.

Fonte de referência: mogidascruzes.sp.gov.br — https://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/mogi-das-cruzes-reorganiza-amplia-e-fortalece-servicos-da-rede-de-assistencia-social

