UrgenteCata-Tranqueira e mutirão de roçada atendem 11 bairros da região sul de Mogi neste sábado
← Voltar

Mogi das Cruzes

Cata-Tranqueira e mutirão de roçada atendem 11 bairros da região sul de Mogi neste sábado

Ação conjunta da Secretaria de Serviços Urbanos percorre localidades como Quatinga, Taiaçupeba, Pindorama, Barroso e Biritiba Ussu a partir das 7h.

Neste sábado (17/10), 11 bairros da região sul do município serão atendidos pela Operação Cata-Tranqueira e pelo mutirão de roçadaFoto: Divulgação/PMMC
Raphael Nogueira Felix
15 de outubro de 202617:28
Atualizado agora há pouco às 20:28

A Operação Cata-Tranqueira e o mutirão de roçada serão realizados neste sábado (17) em 11 bairros da região sul de Mogi das Cruzes. A ação conjunta da Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria tem o objetivo de reforçar a limpeza e a conservação urbana nessas localidades.

Os bairros atendidos são Barroso, Biritiba Ussu, Boa Vista, Jardim Nove de Julho, Manoel Ferreira, Parque das Varinhas, Parque São Martinho, Pindorama, Quatinga, Taiaçupeba e Vargem Grande.

Os moradores dessas áreas devem deixar nas calçadas, em frente às residências, móveis velhos e outros itens que desejam descartar. Os caminhões começam a percorrer o trajeto definido a partir das 7 horas.

A Operação Cata-Tranqueira consiste na coleta semanal de materiais inservíveis em um conjunto pré-determinado de bairros. Trata-se de uma ação permanente, que atende cada localidade três vezes ao ano.

Já os mutirões de roçada buscam combater o mato alto em toda a cidade. A junção das duas frentes de trabalho tem como propósito ampliar a zeladoria nos bairros.

Todo o material recolhido pela operação recebe a destinação correta. A ação beneficia o morador que eventualmente tenha dificuldade de levar os itens inservíveis até o Ecoponto mais próximo e também contribui para a preservação do meio ambiente.

Pneus também são recolhidos pelas equipes, o que ajuda no combate à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A Secretaria de Serviços Urbanos destaca que entulho de construção civil, lixo doméstico, podas de árvores e material de corte de jardinagem não são recolhidos pelas equipes.

A programação da Operação Cata-Tranqueira está disponível para consulta no site da Prefeitura. A pasta orienta os munícipes a acompanhar o calendário para evitar o descarte irregular, que causa prejuízos e contribui para enchentes e alagamentos.

Fonte de referência: mogidascruzes.sp.gov.br — https://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/operacao-cata-tranqueira-vai-atender-11-bairros-e-distritos-da-regiao-sul-da-cidade-neste-sabado-1710

Cata-TranqueiraMogi das Cruzeslimpeza urbanaroçadaregião sulia-auto