UrgenteMogi das Cruzes lança portal interno e assistente de IA para modernizar rotina de servidores municipais
← Voltar

Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes lança portal interno e assistente de IA para modernizar rotina de servidores municipais

Ferramentas EU Servidor e Mogi IA (MIA) foram apresentadas durante a 1ª Semana de Modernização e Tecnologia da Informação, com o objetivo de agilizar tarefas e facilitar o acesso a informações oficiais.

Secretário adjunto de Gestão e Contratações Públicas, Clóvis da Silva Hatiw Lu Jr., disse que objetivo das ferramentas digitais é valorizar servidores e o trabalho por eles realizado (Divulgaç . . .
Raphael Nogueira Felix
21 de outubro de 202617:20
Atualizado agora há pouco às 20:20

A Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou nesta quarta-feira (21) duas novas ferramentas digitais voltadas aos servidores municipais: o portal de comunicação interna EU Servidor e a assistente virtual Mogi IA, também chamada de MIA. O anúncio ocorreu na abertura da 1ª Semana de Modernização e Tecnologia da Informação, realizada na Escola de Governo e Gestão «José Maria Coelho».

O EU Servidor funciona como uma plataforma centralizada de comunicação e serviços internos, reunindo comunicados oficiais, links de acesso rápido, gerenciamento de ramais, calendário de eventos e pagamentos, além de pesquisas de opinião para os colaboradores. Já a MIA é a primeira ferramenta de inteligência artificial da administração municipal, integrada ao portal para apoiar as atividades cotidianas.

De acordo com a Coordenadoria de Modernização e Tecnologia da Informação (CMTI), a MIA utiliza uma base dinâmica que lê conhecimentos publicados pela própria Prefeitura e apresenta a fonte exata de cada resposta, garantindo transparência. O acesso pode ser feito pelo menu lateral ou pela página inicial do EU Servidor.

A gestão municipal afirma que a inteligência artificial não substitui o trabalho humano, atuando como um apoio para agilizar a primeira conversa e direcionar o servidor a bases oficiais. A ferramenta, no entanto, não resolve questões complexas de folha de pagamento, férias ou situações que exigem análise do RH ou da chefia.

Durante o lançamento, o secretário adjunto de Gestão e Contratações Públicas, Clóvis da Silva Hatiw Lu Jr., destacou o propósito das novas ferramentas. «O intuito é valorizar os servidores e o trabalho por eles realizado. São ferramentas que deixarão as tarefas mais rápidas e eficientes», afirmou.

O coordenador de Modernização e Tecnologia da Informação, Weber Marques, também comentou a iniciativa. «O EU Servidor e o MIA são ferramentas que se complementam com os vários recursos úteis para a rotina dos servidores», disse, agradecendo o apoio da prefeita Mara Bertaiolli e do vice-prefeito Téo Cusatis.

A programação da Semana de Modernização e Tecnologia da Informação segue até sexta-feira (23), com workshops e palestras. Na quinta (22), estão previstos um workshop sobre governança da informação no SEI! Cidades e uma palestra sobre o uso responsável da inteligência artificial no serviço público. Na sexta, será realizado um showcase de inovação com servidores da CMTI, além do lançamento do Sirius Tecnologia, canal digital para abertura de chamados e solicitações de serviços de tecnologia.

As ferramentas foram apresentadas pelos servidores Eduardo Mendonça Fontes e Nilson Carvalho de Moraes, que demonstraram as funcionalidades aos colegas presentes. A expectativa da administração é de que a modernização do ambiente de trabalho torne os processos internos mais ágeis e eficientes, sem perder o foco na valorização das pessoas.

Lançamento ocorreu durante abertura da Semana de Modernização e Tecnologia da Informação. Foto: Divulgação/PMMC
Lançamento ocorreu durante abertura da Semana de Modernização e Tecnologia da InformaçãoFoto: Divulgação/PMMC
EU Servidor é um portal de comunicação interna que oferece links rápidos para acessos oficiais, calendário de de pagamentos e outros serviços aos servidores. Foto: Divulgação/PMMC
EU Servidor é um portal de comunicação interna que oferece links rápidos para acessos oficiais, calendário de de pagamentos e outros serviços aos servidoresFoto: Divulgação/PMMC
Mogi IA (MIA) é primeira ferramenta de Inteligência Artificial da Prefeitura. Foto: Divulgação/PMMC
Mogi IA (MIA) é primeira ferramenta de Inteligência Artificial da PrefeituraFoto: Divulgação/PMMC

Fonte de referência: mogidascruzes.sp.gov.br — https://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/prefeitura-lanca-ferramentas-digitais-eu-servidor-e-mogi-ia-mia-voltadas-aos-servidores-da-administracao

Mogi das Cruzesservidores públicostecnologiainteligência artificialmodernizaçãogestão públicaia-auto