MUNDO

Taiwan Atingida por Terremoto Devastador: Nove Mortos e Centenas de Feridos

Um tremor de terra de magnitude 7,2, considerado o mais poderoso em Taiwan em pelo menos 25 anos, causou uma tragédia nesta quarta-feira (3), resultando na morte de nove pessoas e deixando mais de 800 feridos. Enquanto as equipes de resgate trabalham incansavelmente para salvar vidas, cerca de 50 indivíduos estão desaparecidos, perdidos durante sua jornada em direção a um parque nacional.
Taiwan Atingida por Terremoto Devastador: Nove Mortos e Centenas de Feridos
Taiwan Atingida por Terremoto Devastador: Nove Mortos e Centenas de Feridos

A região montanhosa e escassamente povoada do condado de Hualien foi a mais afetada, com imagens transmitidas pela televisão mostrando edifícios inclinados em ângulos perigosos, retratando a intensidade do desastre. Para os habitantes locais, como Chang Yu-lin, de 60 anos, residente em Taipé, a capital, o evento foi uma experiência aterradora. “Era muito forte. Parecia que a casa ia cair”, relatou.

Em meio ao caos, proprietários de estabelecimentos como pousadas tentavam acalmar os hóspedes, lutando para manter a calma diante do terror. “Este é o maior terremoto que já enfrentei”, compartilhou uma mulher que gerencia uma pousada na cidade de Hualien, preferindo não ser identificada completamente.

O tremor, que atingiu uma profundidade de 15,5 km (9,6 milhas), coincidiu com o horário de pico, quando muitos estavam a caminho do trabalho e da escola. Isso desencadeou um alerta de tsunami para o sul do Japão e as Filipinas, posteriormente retirado, trazendo um breve momento de alívio.

Enquanto os socorristas se mobilizam para auxiliar aqueles presos nos destroços e em túneis, a incerteza prevalece para os 50 viajantes que desapareceram a bordo de micro-ônibus em direção ao Parque Nacional Taroko Gorge. O presidente eleito, Lai Ching-te, enfatizou a prioridade de resgate em uma situação como essa, destacando a importância de salvar vidas em meio à devastação.

banner image