A Polícia Civil de São Paulo realizou na manhã desta quarta-feira (29/7) a Operação Cyberconnect, voltada ao combate de redes de crimes digitais em São José do Rio Preto, no interior paulista. A ação resultou em 21 prisões e 107 mandados de busca e apreensão cumpridos no município.
De acordo com as investigações, o prejuízo estimado causado pelos golpes chega a cerca de R$ 11,8 milhões. A operação foi planejada de forma estratégica, identificando as principais ocorrências da região e separando os crimes por tipo e frequência.
O golpe mais comum na cidade é o da “falsa central bancária”, no qual criminosos ligam para vítimas se passando por funcionários de bancos para solicitar transações fraudulentas. Dos 21 presos, 13 são apontados como líderes de grupos especializados nesse tipo de crime.
A polícia informou que o número de prisões pode aumentar, pois equipes ainda realizam diligências fora da região de Rio Preto. Os locais das demais ações não foram divulgados para não comprometer o andamento da operação.
A Operação Cyberconnect está em sua sexta edição e já alcançou 12 estados brasileiros para cumprimento de mandados contra criminosos digitais. Nesta fase, foram apreendidos 129 aparelhos celulares, 255 equipamentos e documentos diversos, além de R$ 108,2 milhões em dinheiro em espécie.
A ação policial reforça o combate aos crimes cibernéticos no interior de São Paulo, que vêm crescendo com a popularização de golpes virtuais. As autoridades orientam que a população desconfie de ligações de supostos bancos e nunca forneça dados pessoais ou realize transferências por telefone.
Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/policia-civil-mira-redes-milionarias-de-crimes-digitais-no-interior-de-sp

