UrgenteProdutoras paulistas participam em Cannes para expandir parcerias e investimentos no audiovisual global

Publicidade

Publicidade
← Voltar

São Paulo

Produtoras paulistas participam em Cannes para expandir parcerias e investimentos no audiovisual global

Missão institucional reúne InvestSP e Sebrae-SP em Cannes, buscando ampliar conexões e fortalecer o setor audiovisual de São Paulo no mercado internacional.

Produtoras paulistas participam de missão em Cannes para ampliar parcerias e investimentos no audiovisual global. Fonte: Agência SP

R
Redação
20 de maio de 202612:40
Atualizado há 1 hora às 12:40

Entre os dias 11 e 17 de maio, uma missão conduzida pela InvestSP em parceria com o Sebrae-SP marcou a presença de produtoras paulistas no Marché du Film, evento de grande relevância no calendário do setor audiovisual mundial, realizado em Cannes, na França.

O objetivo principal desta iniciativa foi aproximar as empresas do estado de São Paulo de atores estratégicos da indústria audiovisual internacional, promovendo a ampliação de negócios, investimentos e parcerias no mercado global.

Durante o evento, a comitiva paulista participou de reuniões com representantes de instituições de destaque, como o Instituto Mexicano de Cinematografía (Imcine), Paris Film Region, Rising Sud, Festival de Annecy e Portugal Film Commission. Os encontros abordaram temas como internacionalização de empresas, oportunidades de coprodução, capacitação profissional, plataformas de distribuição e mercados específicos, incluindo animação.

Além das reuniões, os participantes tiveram acesso a painéis e eventos estratégicos que discutiram as principais tendências do setor audiovisual, incluindo o uso de inteligência artificial no cinema, realidade virtual, inovação tecnológica, distribuição, protagonismo feminino, efeitos visuais, ecossistemas de startups e perspectivas para o futuro do audiovisual brasileiro.

O Marché du Film é reconhecido como um dos maiores mercados do audiovisual mundial, reunindo milhares de profissionais para negociações relacionadas à compra, venda, financiamento e coprodução de obras cinematográficas. A presença de São Paulo neste evento reforça o potencial do estado como um polo criativo e empreendedor no cenário internacional.

Na missão, também participaram 10 empresas por meio do programa CreativeSP, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas que apoia a internacionalização de empresas criativas paulistas. Enquanto o CreativeSP foca em produtoras de médio porte, a parceria com o Sebrae-SP prioriza micro e pequenas empresas, ampliando suas oportunidades no mercado global.

Segundo Rui Gomes Jr., presidente da InvestSP, São Paulo possui um setor audiovisual dinâmico e preparado para estabelecer conexões globais, e a missão em Cannes representa uma oportunidade para converter esse potencial em novas parcerias, coproduções e negócios que beneficiem a economia paulista.

Essa ação conjunta evidencia o compromisso do estado em fortalecer seu posicionamento como um hub de inovação, talento e criatividade, consolidando sua presença no competitivo mercado internacional do entretenimento.

Fonte de referência: Agência SP — https://www.agenciasp.sp.gov.br/investsp-leva-produtoras-paulistas-cannes/

audiovisualSão PaulonegóciosinternacionalInvestSPSebrae-SPia-auto