As linhas de transporte sobre trilhos da Região Metropolitana de São Paulo terão operação especial nesta quarta-feira (24) em razão do jogo da Seleção Brasileira contra a Escócia, marcado para as 19h. A iniciativa, anunciada pelo governo estadual, prevê antecipação do horário de pico, trens de prontidão e reforço de agentes nas estações.
Na CPTM, as linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade manterão a operação normal, mas terão trens reservas a partir das 14h para atender eventual aumento de demanda. O horário de pico poderá ser antecipado conforme a necessidade.
Já o Metrô vai antecipar a oferta máxima de trens para as 16h nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. A companhia também reforçará o monitoramento nas estações de maior movimento e ampliará as equipes de atendimento e segurança. O Centro de Controle Operacional acompanhará o fluxo de passageiros em tempo real para ajustar a oferta de viagens.
As linhas operadas pela Motiva também terão mudanças. Nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás, o horário de pico será antecipado para as 16h, com trens reforçados uma hora antes do habitual. Já nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, a circulação reforçada começará às 15h, duas horas antes do normal.
Na Linha 7-Rubi, administrada pela TIC Trens, haverá trens de prontidão para atender a demanda e, se necessário, antecipação do pico da tarde. Após o jogo, trens serão posicionados em pontos estratégicos para facilitar o retorno dos passageiros.
Para viajar, os passageiros podem adquirir o bilhete digital QR Code pelo WhatsApp (11 3888-2200), pelo aplicativo TOP (disponível para Android e iOS), nas ATMs das estações ou em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. A lista completa está no site www.boradetop.com.br.
Além disso, aos sábados, domingos e feriados, é permitido embarcar com bicicletas em qualquer horário nas linhas da CPTM, Metrô, Motiva e TIC Trens. Nos dias úteis, o embarque com bike é liberado entre 10h e 16h e das 21h até o fim da operação, apenas no último vagão e com limite de quatro bicicletas por viagem.
Fonte de referência: Agência SP — https://www.agenciasp.sp.gov.br/transportes-trilhos-jogo-brasil-quarta-24/


