A investigação da Polícia Federal sobre o ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, revelou uma série de equívocos cometidos por um de seus subordinados durante a perseguição a um empresário. O alvo era Luiz Camasmie, administrador de grupos de WhatsApp e páginas no Instagram, que havia criticado operações do Master em um grupo com centenas de operadores do mercado financeiro.
Segundo a PF, Vorcaro ordenou que Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão, apelidado de 'Sicário', atacasse Camasmie. O faz-tudo do ex-banqueiro recebia R$ 1 milhão por mês para realizar serviços criminosos, incluindo a perseguição a desafetos do chefe.
No entanto, Sicário cometeu duas confusões durante o monitoramento. A primeira foi confundir Luiz Camasmie com o pai dele, um idoso de mais de 80 anos que enfrenta uma doença neurodegenerativa. Em vez de perseguir o empresário, ele passou a seguir o pai, que era o titular da linha telefônica do filho.
A segunda confusão ocorreu quando Sicário informou a Vorcaro que Camasmie morava na mansão onde Silvio Santos viveu. Na verdade, a família do empresário reside na casa ao lado da antiga residência do apresentador, no bairro do Morumbi, em São Paulo. A troca de mensagens interceptadas mostra o capanga rindo do engano: 'Cara mora onde Silvio Santos morava kkkk'.
As mensagens revelam ainda que Vorcaro percebeu o erro no primeiro dia. Em 17 de outubro de 2024, ele escreveu a Sicário: 'puxou o cara errado'. O capanga respondeu que a linha estava em nome do senhor (o pai), mas meia hora depois reconheceu: 'Parece que é um parente dele'.
A perseguição não se limitou ao monitoramento físico. Camasmie foi vítima de um ataque hacker que invadiu seu serviço de nuvem e o do pai. O grupo 'os meninos', que realizava ataques cibernéticos a mando de Vorcaro, teria sido o responsável. O empresário precisou entrar na Justiça para recuperar o controle do celular e gastou cerca de R$ 50 mil no processo.
Em outubro de 2024, Camasmie recebeu uma notificação extrajudicial para apagar mensagens enviadas no grupo 'Market Live'. No mesmo período, seu pai foi abordado por dois homens em uma padaria, em uma suposta tentativa de assalto. A família acredita que os homens eram capangas de Vorcaro, mas que o idoso pode ter interpretado mal a situação devido à sua condição de saúde.
O sigilo da investigação foi levantado pelo ministro André Mendonça, do STF, na semana passada. Com acesso aos documentos, Camasmie conseguiu ligar os pontos e entender episódios que antes não faziam sentido. Ele afirmou ao Metrópoles ter sido vítima de 'perseguição física e virtual'.
A Polícia Federal continua investigando o caso, que envolve crimes cibernéticos, perseguição e organização criminosa. Vorcaro e Sicário são alvos de apuração por suas supostas condutas ilícitas.
Fonte de referência: www.metropoles.com — https://www.metropoles.com/sao-paulo/sicario-vorcaro-silvio-santos


