UrgenteAprovação do governador de São Paulo se mantém em 45%, aponta Datafolha
← Voltar

São Paulo

Aprovação do governador de São Paulo se mantém em 45%, aponta Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada em julho de 2026 mostra que 45% dos paulistas consideram a gestão de Tarcísio de Freitas ótima ou boa, mesmo índice registrado em março.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante evento no Palácio dos Bandeirantes. Pesquisa Datafolha mostra que 45% dos paulistas aprovam sua gestão. Foto: metropoles.com

Raphael Nogueira Felix
5 de julho de 202600:57
Atualizado agora há pouco às 03:57

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mantém a aprovação de 45% do eleitorado paulista, segundo pesquisa Datafolha divulgada no domingo (5/7). O índice de avaliação positiva (ótimo ou bom) se manteve estável em relação ao levantamento anterior, de março de 2026, quando também registrou 45%. Em abril de 2025, o percentual era de 41%.

De acordo com o levantamento, 32% dos entrevistados classificam a gestão como regular, enquanto 20% a consideram ruim ou péssima. A pesquisa ouviu 1.608 eleitores em 71 municípios do estado entre os dias 1º e 3 de julho, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.

O Datafolha também questionou os eleitores sobre a aprovação do trabalho do governador: 63% aprovam sua atuação, contra 64% na pesquisa anterior. Os que desaprovam somam 30%, e 6% não souberam opinar. Os números indicam estabilidade na avaliação do chefe do Executivo estadual.

No cenário eleitoral para a sucessão ao governo, Tarcísio lidera as intenções de voto com 46%, contra 30% do ex-ministro Fernando Haddad (PT). A diferença de 16 pontos percentuais se mantém em relação à pesquisa anterior.

O levantamento também mapeou os principais problemas do estado na percepção dos paulistas. Segurança pública e saúde aparecem empatadas no topo, cada uma com 27% das menções. Em seguida, educação foi citada por 11% dos entrevistados. Outros temas como economia, desemprego e saneamento básico tiveram menor destaque.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 29 de junho, sob os números SP-01703/2026 e BR-06481/2026. O Datafolha é um dos institutos mais tradicionais do país e realiza levantamentos periódicos sobre a gestão estadual e as intenções de voto em São Paulo.

Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/aprovacao-de-tarcisio-em-sp-se-mantem-estavel-diz-datafolha

DatafolhaTarcísio de FreitasaprovaçãoSão Paulopesquisaia-auto