UrgenteVentania com rajadas de até 111 km/h deixa três mortos em diferentes cidades de SP
← Voltar

São Paulo

Ventania com rajadas de até 111 km/h deixa três mortos em diferentes cidades de SP

Temporal atingiu litoral e interior paulista; vítimas morreram em Santos, São Sebastião e Cesário Lange. Defesa Civil montou gabinete de crise.

Sobe para 3 o número de mortos por ventania que causou estragos em SPFoto: Divulgação/Prefeitura de São Sebastião
Raphael Nogueira Felix
29 de julho de 202621:08
Atualizado agora há pouco às 00:08

A forte ventania que atingiu o estado de São Paulo nesta quarta-feira (29) já provocou três mortes em diferentes regiões. As vítimas são de Santos, no litoral sul, São Sebastião, no litoral norte, e Cesário Lange, no interior, conforme balanço da Defesa Civil.

Em Santos, um homem em situação de rua morreu atingido pela queda de uma árvore. As rajadas de vento chegaram a 83,7 km/h no município. Em Cesário Lange, outra queda de árvore também matou uma pessoa.

Já em São Sebastião, a ocorrência mais grave foi o naufrágio de uma embarcação de pesca na altura do bairro Cigarras. Cinco tripulantes foram resgatados, mas um homem de 50 anos não resistiu e morreu durante o atendimento do Samu.

A ventania causou ainda quedas de árvores, postes e destelhamentos em ao menos duas policlínicas e um ginásio esportivo em Santos. Também houve danos em um muro da Receita Federal e espalhamento de contêineres em um pátio às margens da Via Anchieta.

Na capital paulista, as rajadas atingiram 75,3 km/h. Em Cesário Lange, foram registrados 65,5 km/h. No litoral, a velocidade máxima chegou a 111,8 km/h, segundo medições da Defesa Civil.

O trânsito em Santos foi afetado com interdições de ruas após quedas de árvores e postes, além de semáforos apagados em vários cruzamentos. Equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) atuaram para orientar motoristas.

Desde a semana passada, a Defesa Civil já havia emitido alertas sobre a chegada de uma frente fria com previsão de ventos fortes e tempestades em todo o estado. O aviso indicava rajadas de até 90 km/h na Baixada Santista, Grande São Paulo e capital entre quarta e quinta-feira.

Diante dos estragos, o governo estadual deslocou um gabinete de crise para acompanhar as ocorrências no litoral paulista. Equipes seguem atuando nos municípios afetados para restabelecer serviços essenciais.

Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/mortos-ventania-causou-estragos-em-sp

ventaniatempestademortesSão Paulodefesa civilia-auto