Uma forte ventania que atingiu o estado de São Paulo nesta quarta-feira (29) causou transtornos no Aeroporto de Congonhas, na capital, e resultou em três mortes em diferentes regiões. As rajadas de vento, que chegaram a 75,3 km/h na cidade de São Paulo, levaram ao cancelamento de 15 voos e a alterações em outros 15 no terminal da zona sul.
De acordo com a concessionária Aena, responsável pela administração de Congonhas, oito chegadas e sete partidas foram canceladas devido às condições meteorológicas. A infraestrutura do aeroporto permaneceu disponível para pousos e decolagens, mas a orientação aos passageiros é que consultem as companhias aéreas antes de se deslocarem ao terminal.
No Aeroporto Internacional de Guarulhos, duas aeronaves com destino ao aeroporto precisaram ser alternadas para outros locais por segurança. As operações foram normalizadas por volta das 14h45, após a melhora do tempo. A ventania também gerou 40 chamadas ao Corpo de Bombeiros para quedas de árvores na capital e região metropolitana entre 13h e 18h.
As mortes ocorreram em três municípios paulistas. Em Santos, um homem em situação de rua foi atingido pela queda de uma árvore na Avenida Almirante Cochrane, no bairro Estuário. Em Cesário Lange, uma pessoa morreu após uma árvore cair sobre um veículo em movimento. No litoral norte, em São Sebastião, um pescador naufragou com sua embarcação no canal entre o município e Ilhabela.
Na ocorrência de São Sebastião, cinco pessoas estavam a bordo. Duas foram resgatadas sem ferimentos, outras duas receberam atendimento em estado de choque, e a quinta vítima foi encontrada sem vida. A Defesa Civil municipal já havia emitido alertas desde a semana passada sobre a chegada de uma frente fria com previsão de ventos fortes e tempestades em todo o estado.
Em Santos, a rajada máxima atingiu 111,8 km/h, causando estragos significativos. Foram registradas 18 quedas de árvores, além de destelhamentos em imóveis, um ginásio esportivo e duas policlínicas. Parte do muro da Receita Federal caiu, e um sobrado de madeira desabou. Contêineres foram espalhados em um pátio às margens da Via Anchieta. O trânsito na cidade foi afetado, com ruas interditadas e semáforos apagados.
A Defesa Civil informou que as rajadas em outros municípios também foram intensas: 83,7 km/h em Santos, 75,3 km/h em São Paulo e 65,5 km/h em Cesário Lange. Um gabinete de crise foi montado para acompanhar as ocorrências no litoral. A previsão indicava que os ventos fortes poderiam se estender até quinta-feira (30).

Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/ventania-em-sp-cancela-voos-em-congonhas-e-por-rajadas-de-ate-75-km-h

