UrgenteVentos de até 90 km/h levam Caraguatatuba e Ubatuba a suspender aulas na rede municipal
← Voltar

Caraguatatuba e Ubatuba

Ventos de até 90 km/h levam Caraguatatuba e Ubatuba a suspender aulas na rede municipal

Prefeituras do litoral norte paulista cancelam atividades escolares preventivamente diante da previsão de rajadas intensas até sábado (8/8).

Veja algumas recomendações do Inmet em caso de rajadas de ventoFoto: Reprodução/INMET
Raphael Nogueira Felix
6 de agosto de 202611:26
Atualizado agora há pouco às 14:26

As prefeituras de Caraguatatuba e Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, decidiram suspender as aulas da rede municipal nesta sexta-feira (7/8) como medida preventiva diante da previsão de ventos fortes. A informação foi divulgada pelas administrações municipais na quinta-feira (6/8), após alerta da Defesa Civil.

De acordo com os órgãos municipais, a chegada de uma frente fria deve provocar mudança no tempo a partir da tarde de quinta-feira, com rajadas de vento que podem superar 60 km/h. A previsão indica que os ventos mais intensos devem ocorrer entre sexta e sábado, com picos de até 90 km/h.

Em Caraguatatuba, as aulas serão suspensas a partir das 12h15 desta quinta e permanecerão canceladas durante toda a sexta-feira. A prefeitura informou que a decisão visa garantir a segurança dos estudantes e dos profissionais da educação, diante do risco de quedas de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Ubatuba também adotou a mesma medida. A Secretaria Municipal da Educação determinou a suspensão das atividades escolares na sexta-feira, seguindo o alerta da Defesa Civil. Em nota, o secretário de Educação, Claudinei dos Santos, afirmou que a decisão foi tomada para preservar a integridade de alunos, professores e funcionários.

O assessor de gestão da Defesa Civil de Ubatuba, Edmir Henrique Silva, destacou que a suspensão é preventiva. «A suspensão das aulas é uma medida preventiva adotada diante da previsão de ventos fortes e da possibilidade de rajadas superiores a 60 km/h. Nosso objetivo é preservar a segurança dos alunos, profissionais da educação e de toda a comunidade escolar», explicou.

A Defesa Civil também considerou o episódio registrado em 29 de julho, quando Ubatuba foi atingida por um evento climático semelhante. Na ocasião, houve diversos atendimentos relacionados à queda de árvores, destelhamento de imóveis, queda de placas e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

O Governo de São Paulo instalou, nesta quinta-feira, um Gabinete de Crise para acompanhar os impactos da frente fria no estado. O litoral paulista está em alerta vermelho para ventos intensos nesta sexta e sábado, com previsão de que o alerta caia para amarelo no domingo, quando a ventania avança em direção ao Rio de Janeiro.

As autoridades recomendam que a população evite áreas arborizadas, não se abrigue sob árvores ou estruturas frágeis e fique atenta a alertas oficiais. A Defesa Civil segue monitorando as condições meteorológicas e mantém equipes de prontidão para atender possíveis ocorrências.

Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/aulas-suspensas-ventos-fortes

CaraguatatubaUbatubaventos fortesDefesa Civilsuspensão de aulasia-auto