UrgenteTarcísio rebate aliado e reforça importância da vacina contra sarampo em SP
← Voltar

São Paulo

Tarcísio rebate aliado e reforça importância da vacina contra sarampo em SP

Durante debate com Haddad, governador de SP defendeu imunização após críticas de Eduardo Bolsonaro à vacinação infantil.

Tarcisio fala com jornalistas antes do debate na BandFoto: Renato Pizzutto/Band
Raphael Nogueira Felix
9 de agosto de 202623:58
Atualizado agora há pouco às 02:58

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), saiu em defesa da vacina contra o sarampo durante conversa com jornalistas antes do debate com Fernando Haddad (PT), realizado no último domingo (9/8). A declaração foi uma resposta indireta ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), que criticou a obrigatoriedade da imunização no Brasil.

«A vacina do sarampo é uma vacina consagrada, testada e a gente tem feito um esforço muito grande aqui em São Paulo para aumentar a cobertura vacinal», afirmou o governador. Ele ainda aconselhou a população a procurar os postos de saúde: «Eu aconselho a todos a buscar o posto de vacinação, a buscar a vacinação do sarampo, porque ela é fundamental nesse momento».

A fala de Tarcísio ocorre em meio ao aumento de casos da doença no estado. Segundo dados oficiais, São Paulo já registrou 23 casos confirmados de sarampo em 2026, sendo 20 na capital, dois em São Bernardo do Campo e um em Guarulhos.

Diante do cenário, a gestão estadual intensificou a campanha de vacinação, que segue até 1º de setembro. A recomendação é que todas as pessoas com idade entre seis meses e 59 anos procurem os postos de saúde, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

A declaração de Tarcísio contrasta com a posição de Eduardo Bolsonaro, que publicou um vídeo nas redes sociais afirmando ter assinado um termo nos Estados Unidos isentando a filha da obrigatoriedade de vacinação para matricular-se em uma escola no Texas. Na gravação, o deputado criticou o que chamou de imposição do governo Lula.

«O presidente Lula obriga que todas as crianças se vacinem com tudo quanto é tipo de coisa. E se der alguma coisa errada, certamente ele não será o responsabilizado», disse Eduardo Bolsonaro no vídeo, sem apresentar evidências para a afirmação.

Especialistas em saúde pública alertam que a baixa cobertura vacinal é um dos principais fatores para o ressurgimento de doenças já controladas, como o sarampo. A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, é considerada segura e eficaz pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A campanha de vacinação em São Paulo busca ampliar a imunização em todo o estado, com foco em crianças e adultos que não completaram o esquema vacinal. A Secretaria Estadual de Saúde reforça que a vacina está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde.

O debate entre Tarcísio e Haddad, promovido por um veículo de comunicação, abordou temas como educação, segurança e privatizações, mas a questão da vacinação acabou ganhando destaque após as declarações do governador.

A posição de Tarcísio, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pai de Eduardo, evidencia uma divergência dentro do próprio campo conservador sobre políticas de imunização. O governador, no entanto, manteve tom moderado, sem citar diretamente o deputado federal.

Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/tarcisio-defende-vacina-contra-sarampo-apos-fala-de-eduardo-bolsonaro

sarampovacinaçãoTarcísio de FreitasSão PauloEduardo Bolsonaroia-auto