Uma mulher foi detida em flagrante na tarde de segunda-feira (10) em Sumaré, no interior de São Paulo, sob suspeita de maus-tratos contra a própria filha, um bebê de dois meses. A criança foi localizada por uma conselheira tutelar após denúncia anônima, em situação que chamou a atenção pela falta de registro civil e pelo estado de saúde debilitado.
De acordo com o boletim de ocorrência, a conselheira tutelar acionou a Polícia Militar após encontrar a bebê no bairro Condomínio Coronel. No local, os agentes constataram que a mãe seria usuária de drogas e deixava a filha sozinha para comprar entorpecentes. A mulher foi presa e encaminhada à Cadeia Pública de Monte Mor.
A criança, por sua vez, foi levada ao Conselho Tutelar de Campinas. Exames apontaram que a bebê estava abaixo do peso, com diagnóstico de sífilis e sequelas neurológicas. Documentos apresentados ao Conselho Tutelar indicaram ainda a presença de traços de cocaína no sangue da criança, conforme relatou a delegada Nathalia Alves Cabral.
A delegada responsável pelo caso afirmou que a mãe alegou não ter registrado a filha porque seu documento de identidade estava vencido. A mulher já possui outros cinco filhos, além da bebê. A informação consta no boletim de ocorrência.
A Polícia Civil foi procurada para comentar o caso, mas a Secretaria da Segurança Pública (SSP) não retornou até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação.
Casos como esse reforçam a importância da atuação do Conselho Tutelar e da rede de proteção à infância. Denúncias de suspeita de maus-tratos podem ser feitas anonimamente ao Disque 100, canal do governo federal para violações de direitos humanos.
A bebê foi encaminhada ao Conselho Tutelar de Campinas, que deve decidir sobre o acolhimento da criança. Não há informações sobre a necessidade de internação em unidade de saúde.
A ocorrência foi registrada na delegacia de Sumaré e segue sob investigação. A Justiça deve analisar o caso e decidir sobre medidas protetivas para a criança e a situação da mãe.
A população pode colaborar com denúncias de casos semelhantes, que ajudam a evitar situações de risco para crianças e adolescentes. O anonimato é garantido.
Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/mae-e-presa-apos-bebe-ser-encontrada-sem-registro-e-abaixo-do-peso

