UrgentePrefeitura de SP e USP firmam acordo para revitalizar o Largo São Francisco
← Voltar

São Paulo

Prefeitura de SP e USP firmam acordo para revitalizar o Largo São Francisco

Parceria entre a Prefeitura de São Paulo, a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP e a Fundação Arcadas prevê estudos e projetos para requalificar o Largo São Francisco e seu entorno, com investimento inicial de R$ 1 milhão.

Imagem colorida de projeto de requalificação do Largo São FranciscoFoto: Divulgação/São Paulo Urbanismo
Raphael Nogueira Felix
13 de agosto de 202611:48
Atualizado agora há pouco às 14:48

A Prefeitura de São Paulo, a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação Arcadas assinaram um acordo para desenvolver estudos e projetos de revitalização do Largo São Francisco e de seu entorno, no centro da capital paulista.

O projeto, que terá investimento inicial estimado em R$ 1 milhão proveniente de recursos privados, prevê a elaboração de soluções para ampliar e qualificar os espaços destinados aos pedestres, melhorar as travessias, garantir acessibilidade universal, reorganizar a circulação viária e criar novas áreas de permanência e convivência.

Também serão desenvolvidas propostas de paisagismo, arborização, drenagem sustentável, iluminação, pavimentação, mobiliário urbano e valorização do patrimônio histórico e cultural da região.

O perímetro do projeto abrange o Largo São Francisco e trechos das ruas José Bonifácio, São Francisco, do Ouvidor, Benjamin Constant, Senador Feijó, Cristóvão Colombo e Riachuelo, além de um trecho da Avenida Brigadeiro Luís Antônio.

O prazo previsto para a execução dos trabalhos é de 180 dias, contados a partir da emissão da ordem de início pela São Paulo Urbanismo, que deverá ocorrer em até 30 dias após a assinatura do acordo.

Segundo a SP Urbanismo, empresa pública da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento e da Secretaria Municipal das Subprefeituras, as intervenções vão considerar as conexões do Largo com a Praça da Sé, o Vale do Anhangabaú, a Praça da Bandeira, o Terminal Bandeira e as estações Sé e Anhangabaú do Metrô, tratando a área como parte de um sistema integrado de espaços públicos e deslocamentos no Centro.

A parceria tem origem na Manifestação de Interesse Social apresentada pela Faculdade de Direito da USP e pela Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito, que propuseram à Prefeitura a requalificação do Largo São Francisco. Após a realização de consulta e audiência pública, foi promovido chamamento público para seleção da parceria, que resultou na escolha do consórcio responsável pela elaboração dos estudos e projetos.

As entregas serão realizadas por etapas e passarão por acompanhamento, avaliação e aprovação técnica da SP Urbanismo.

O Largo São Francisco é um dos espaços mais antigos e representativos do Centro Histórico de São Paulo. Situado em um dos vértices do chamado Triângulo Histórico, formou-se ao redor do conjunto religioso franciscano, composto pelo convento e pelas igrejas de São Francisco de Assis e das Chagas do Seráfico Pai São Francisco.

No início do século XIX, a abertura do antigo quintal dos frades ajudou a transformar a área em um espaço público integrado à rotina paulistana. Pouco depois, em 1827, a criação do curso jurídico de São Paulo — um dos dois primeiros do país — consolidou a importância histórica e institucional do local.

Pesquisadores veem a obra como uma chance de resgatar a memória negra no Largo São Francisco, conforme mostrou o Metrópoles. A região tem forte ligação com a história da população negra na cidade, incluindo o período da escravidão e as lutas por liberdade.

A revitalização do Largo São Francisco é vista como uma oportunidade de integrar o espaço à dinâmica contemporânea do centro, preservando seu valor histórico e melhorando a qualidade de vida de quem circula diariamente pelo local.

O acordo prevê que a SP Urbanismo acompanhe todo o processo, com prazo de execução de 180 dias a partir da ordem de início, garantindo transparência e controle técnico sobre as intervenções.

A parceria entre o poder público e entidades ligadas à USP reforça o caráter acadêmico e cultural da iniciativa, que busca aliar desenvolvimento urbano e preservação do patrimônio.

Com a requalificação, espera-se que o Largo São Francisco se torne um espaço mais acolhedor e funcional, fortalecendo o Centro Histórico como um ponto de referência para moradores, trabalhadores e turistas.

Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/largo-sao-francisco-requalificacao

Largo São FranciscorevitalizaçãoSão PauloUSPpatrimônio históricoia-auto