UrgenteJovem rastreia celular roubado e encontra depósito com aparelhos descartados em Guaianases
← Voltar

Guaianases

Jovem rastreia celular roubado e encontra depósito com aparelhos descartados em Guaianases

Kaua Ribeiro, de 19 anos, localizou uma montanha de celulares em um terreno baldio na zona leste de São Paulo após rastrear seu aparelho roubado. Polícia investiga o caso.

O crime ocorreu na região de Guaianases, zona leste de SP. O jovem localizou o celular através do sistema de rastreio da AppleFoto: Divulgação/Kaua Ribeiro
Raphael Nogueira Felix
20 de agosto de 202616:56
Atualizado agora há pouco às 19:56

Um jovem de 19 anos encontrou um grande número de aparelhos celulares descartados em um terreno baldio no bairro de Guaianases, na zona leste de São Paulo, depois de rastrear o próprio celular que havia sido roubado. A descoberta ocorreu na última sexta-feira (14/8), quando Kaua Ribeiro utilizou o sistema de localização do aparelho para chegar até o local.

As imagens registradas por ele mostram uma quantidade expressiva de celulares e capas de proteção amontoados no chão. O vídeo rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais, o que levou a vítima a procurar a delegacia da região para registrar um Boletim de Ocorrência.

Segundo relato de um primo de Kaua, os dois foram até o terreno na noite do roubo e ficaram surpresos com a cena. O familiar afirmou que o espaço já teria sido utilizado como ponto de venda de drogas, mas não apresentou provas dessa informação.

Após a denúncia, os aparelhos foram recolhidos do local e o terreno apareceu vazio. A Polícia Civil informou que analisa as imagens para identificar os envolvidos no descarte dos celulares.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) afirmou, em nota, que atua de forma integrada no combate a roubos e furtos de celulares na capital. A pasta destacou ações de inteligência, investigação e policiamento ostensivo, incluindo operações específicas contra o crime de "quebra-vidro".

Segundo a SSP, os roubos de celulares na capital paulista caíram 6,8% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2025. Na região da 8ª Seccional, que abrange Guaianases, a queda foi de 20,3% para roubos e furtos de celulares.

Os dados também indicam redução de 12,6% nos roubos em geral e de 2,3% nos furtos na capital. No mesmo intervalo, mais de 23 mil criminosos foram presos ou apreendidos na cidade.

A SSP reforçou que as polícias Civil e Militar continuam com investigações para esclarecer o caso e localizar os responsáveis pelo descarte dos aparelhos. A orientação é que vítimas de roubo ou furto registrem boletim de ocorrência e utilizem os canais oficiais para denúncias.

A descoberta do "cemitério de celulares" chamou atenção para o mercado ilegal de aparelhos roubados. Especialistas recomendam que os usuários ativem recursos de rastreamento e bloqueio remoto para dificultar a revenda dos dispositivos.

A polícia pede que quem tiver informações sobre o caso entre em contato pelo telefone 181 ou pelo Disque Denúncia da região. O sigilo é garantido.

Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/cemiterio-de-celulares-era-ponto-de-venda-de-drogas-diz-testemunha

celular roubadoGuaianasesSão Paulopolíciasegurança públicaia-auto