O candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, classificou como «curiosa» a resistência do agronegócio em relação a candidatos petistas. A declaração foi dada nesta terça-feira (1º/9) durante agenda de campanha no interior paulista.
Em entrevista à EPTV Campinas, o ex-ministro da Fazenda afirmou que o setor só tem a ganhar com governos do partido. Ele citou os quatro Planos Safra que teria lançado à frente da pasta econômica, entre 2023 e 2026, e disse que o agro brasileiro vive um momento de expansão.
«O agro nunca produziu tanto, o agro nunca exportou tanto. O Brasil vai ser o maior produtor de alimentos do mundo superando os Estados Unidos neste ano», destacou Haddad. A fala ocorre em meio à disputa eleitoral com o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O petista também criticou a postura da família Bolsonaro e de Tarcísio em relação ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos. Para ele, a medida prejudicou São Paulo, mas foi celebrada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
«Com o tarifaço do Trump, que prejudicou São Paulo, festejado pelo Flávio Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e Tarcísio, que botou o bonezinho do Trump, nós diversificamos a pauta de exportação e abrimos 600 mercados para o agro, inclusive de São Paulo», afirmou.
Dados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) indicam que São Paulo é o estado mais impactado pelas tarifas americanas, podendo deixar de movimentar US$ 3 bilhões. Regiões como Sorocaba, Campinas, Franca, Birigui, Grande ABC e Vale do Paraíba seriam as mais afetadas.
Sobre a taxa de 20% em compras internacionais de até US$ 50, a chamada taxa das blusinhas, Haddad defendeu a cobrança e lembrou que o ICMS de 17% foi implementado pelos estados. «Quem começou a cobrar foram os governadores. Tarcísio começou a cobrar o ICMS, foi ao governo federal fazer um convênio com os Correios», disse.
O candidato também afirmou que a decisão sobre o imposto federal partiu do Congresso Nacional, por unanimidade. Ele seguiu a agenda de campanha pelo interior do estado, buscando ampliar o diálogo com eleitores do agronegócio e apresentar propostas para a área.
A declaração de Haddad ocorre em um momento de acirramento da disputa eleitoral em São Paulo, com pesquisas apontando vantagem de Tarcísio. O petista tenta se aproximar do setor rural, que historicamente apoia candidatos de centro-direita.
Especialistas avaliam que o agronegócio paulista é um dos principais vetores econômicos do estado, e a fala de Haddad busca reduzir a rejeição ao PT nesse segmento. A campanha do petista deve reforçar o tema nos próximos compromissos.
A postura dos candidatos em relação ao tarifaço americano deve ser um dos pontos centrais do debate eleitoral nas próximas semanas. O impacto econômico da medida ainda é incerto, mas afeta diretamente setores como o de máquinas agrícolas e autopeças.
Haddad também defendeu a manutenção do imposto sobre importados, argumentando que a medida protege a indústria nacional e gera receita para os estados. A fala contrasta com a posição de Tarcísio, que já sinalizou ser contrário à taxação.
Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/agro-ganha-dinheiro-nossos-governos-diz-haddad

