UrgenteFlávio Bolsonaro aposta em Tarcísio para recuperar votos na Grande São Paulo no 2º turno
← Voltar

São Paulo

Flávio Bolsonaro aposta em Tarcísio para recuperar votos na Grande São Paulo no 2º turno

Senador busca apoio do governador reeleito para reverter desvantagem na região metropolitana, onde Lula venceu em 12 dos 39 municípios.

Flávio acompanha Tarcísio durante agenda em igreja evangélica em SPFoto: Caiuá Maia/Divulgação Campanha Tarcísio de Freitas
Raphael Nogueira Felix
7 de outubro de 202603:35
Atualizado agora há pouco às 06:35

A campanha de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República deve intensificar o uso da imagem do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para tentar reverter a desvantagem eleitoral na Grande São Paulo. A informação foi publicada pelo portal Metrópoles.

No primeiro turno, o senador ficou atrás do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 12 dos 39 municípios da região metropolitana, incluindo a capital paulista. O desempenho insuficiente na região é apontado como um dos principais desafios para a campanha no segundo turno.

Tarcísio foi reeleito governador ainda no primeiro turno com 14.491.874 votos, tornando-se o governador mais votado da história de São Paulo. Em 605 dos 639 municípios em que venceu a disputa estadual, o eleitorado também escolheu Flávio para presidente. No entanto, em 33 cidades, os votos foram para Tarcísio no governo e Lula na Presidência, o chamado voto cruzado.

A capital paulista foi uma das cidades que registraram o fenômeno do voto cruzado, apesar do apoio declarado do prefeito Ricardo Nunes (MDB) ao senador. Além de São Paulo, Lula também derrotou Flávio em outros 11 municípios da região metropolitana.

Diante desse cenário, ao menos duas agendas estão previstas no estado antes do segundo turno, uma delas voltada especificamente para a Grande São Paulo. No dia 11 de outubro, um almoço deve reunir o governador, o presidenciável e prefeitos da região. O encontro também deve contar com a presença de Nunes e dos senadores eleitos Guilherme Derrite (PP) e André do Prado (PL).

Segundo a apuração do Metrópoles, ainda não há definição sobre quais gestores municipais participarão da reunião. A estratégia é melhorar o desempenho de Flávio Bolsonaro nas cidades consideradas estratégicas para a campanha.

Antes mesmo de ser reeleito no primeiro turno, Tarcísio já havia prometido que, caso vencesse a disputa estadual na primeira etapa, participaria mais ativamente da campanha de Flávio no segundo turno. O governador chegou a cumprir agenda com o presidenciável na Grande São Paulo e no interior na reta final do primeiro turno.

Flávio e Lula voltam a se enfrentar no dia 25 de outubro. Na primeira rodada, o senador obteve 47,03% dos votos, enquanto o petista recebeu 45,16%. Em números absolutos, a diferença foi de pouco mais de 2,2 milhões de eleitores.

A expectativa da campanha de Flávio é que a associação com Tarcísio, que tem alta popularidade no estado, ajude a atrair eleitores que votaram no governador, mas não no presidenciável, especialmente na capital e nos demais municípios da Grande São Paulo.

Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/flavio-deve-usar-tarcisio-para-virar-votos-na-grande-sp

Flávio BolsonaroTarcísio de Freitaseleições 2026segundo turnoGrande São PauloSão PauloLulavoto cruzadoia-auto