UrgenteInfluenciador conhecido como Terror da USP recebe 533 votos em zona eleitoral do Butantã
← Voltar

São Paulo

Influenciador conhecido como Terror da USP recebe 533 votos em zona eleitoral do Butantã

Victor Ruiz (PP) concorreu a deputado federal por São Paulo e não foi eleito, apesar de ter obtido 18.457 votos no total; ele é investigado por suposta agressão.

Candidato “Terror da USP” recebeu mais de 500 votos em zona da universidadeFoto: Reprodução/Redes Sociais
Raphael Nogueira Felix
7 de outubro de 202619:08
Atualizado agora há pouco às 22:08

O influenciador e guarda civil metropolitano Victor Ruiz, conhecido como Terror da USP, recebeu 533 votos na zona eleitoral do Butantã, região onde está localizada a Universidade de São Paulo (USP), nas eleições de 2026. Ele concorreu a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Partido Progressista (PP) e obteve 18.457 votos no total, mas não foi eleito.

A zona eleitoral do Butantã abrange moradores do entorno da universidade, incluindo estudantes que residem nas proximidades do campus. No entanto, os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são organizados por zona e seção eleitoral, o que impede identificar quantos desses 533 votos vieram especificamente de alunos da USP.

Ruiz adotou o apelido Terror da USP como slogan de campanha após publicar uma série de vídeos nas redes sociais em que aparece discutindo com estudantes, entrando em centros acadêmicos e mostrando problemas de infraestrutura do campus. Em suas postagens, ele critica a situação da universidade e atribui parte dos problemas aos próprios alunos.

Aos 29 anos, Victor Ruiz tentou pela terceira vez conquistar um cargo eletivo. O empresário já havia disputado duas eleições para vereador em Itapevi, na região metropolitana de São Paulo: em 2020, pelo Democratas (DEM), e em 2024, pelo Partido Liberal (PL). Nas duas ocasiões, não foi eleito.

Nas redes sociais, ele se apresenta como influenciador digital e afirma ter passado pelo Exército e pela Polícia Municipal. Um boletim de ocorrência registrado em setembro também o identifica como ex-integrante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapevi.

O influenciador é investigado por uma suposta agressão contra um atendente de lanchonete na região do Pacaembu, na zona oeste de São Paulo. O caso ocorreu em 12 de setembro, quando Wesley Marques, de 27 anos, esperava um ônibus na Praça Charles Miller.

Segundo o relato registrado pela vítima à Polícia Civil, Ruiz teria descido de um veículo e iniciado uma discussão, com ameaças e ofensas. Wesley afirmou que respondeu aos xingamentos e, em seguida, teria sido agredido com dois socos. O caso foi registrado como lesão corporal no 23º Distrito Policial.

A investigação segue em andamento e não há condenação até o momento. Procurada, a assessoria de Victor Ruiz não havia se manifestado sobre o caso até a publicação desta reportagem. O espaço permanece aberto para eventuais esclarecimentos.

O resultado eleitoral de 2026 confirmou a não eleição de Ruiz, apesar da votação expressiva na região da USP. O desempenho na zona eleitoral do Butantã chamou atenção por coincidir com o reduto onde o influenciador ganhou notoriedade nas redes sociais.

Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/candidato-terror-da-usp-recebeu-mais-de-500-votos-em-zona-da-universidade

Victor RuizTerror da USPeleições 2026ButantãUSPSão Pauloia-auto