fbpx

Rede 5G celebra 2 anos e supera metas em 589 municípios

A rede 5G completa dois anos no Brasil, alcançando 27,9 milhões de usuários em 589 municípios, superando as metas estabelecidas pela Anatel. A Conexis Brasil Digital destaca que as operadoras não só atingiram as metas de 2024, mas também anteciparam mais de 70% das metas para 2025. Atualmente, todas as cidades com mais de 500 mil habitantes têm cobertura 5G.
Marcello Casal JrAgência Brasil
Marcello Casal JrAgência Brasil

Operadoras avançam e antecipam metas de cobertura para 2025

Desde 2021, foram investidos R$ 116 bilhões na tecnologia, que exige uma maior quantidade de antenas devido às altas frequências operacionais. Em comparação ao ano passado, quando o 5G atendia 10 milhões de usuários em 150 cidades, houve um aumento significativo, com mais de 1 milhão de novas linhas habilitadas por mês.

Metas Futuras e Desafios
O edital da Anatel prevê que até julho de 2025 todas as cidades com mais de 500 mil habitantes tenham cobertura 5G, e até julho de 2026, todas as localidades com mais de 200 mil habitantes. A meta é alcançar todas as cidades brasileiras e 75% das áreas rurais até 2030.

Obstáculos Legislativos
A expansão rápida esbarra em legislações municipais desatualizadas. Segundo a Conexis, apenas 501 municípios estão em conformidade com a Lei Geral de Antenas. As operadoras pedem por regras mais claras e licenciamento mais ágil para manter o ritmo de expansão.

A tecnologia 5G utiliza antenas pequenas que podem ser instaladas em fachadas, postes e semáforos, oferecendo uma infraestrutura mais integrada à paisagem urbana, apesar da necessidade de um maior número de antenas em comparação ao 4G.

A contínua expansão do 5G no Brasil promete transformar a conectividade e impulsionar a inovação em todo o país.

Patrocínio
banner image