No dia 4 de junho, católicos de diversas cidades do interior paulista celebrarão o Corpus Christi, festa que remete ao corpo e sangue de Jesus Cristo. Instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, a data é marcada por procissões e pela confecção de tapetes decorativos em vias públicas.
Nas regiões de Itapeva e Sorocaba, ao menos quatro municípios prepararam programações especiais, todas gratuitas, que incluem desde a montagem de tapetes com materiais como serragem e areia colorida até missas e shows musicais.
Em Apiaí, estância turística da região de Itapeva, a confecção dos tapetes começa no dia 3 de junho e se estende até a manhã do dia 4. A procissão está prevista para as 10h, saindo da Paróquia de Santo Antônio, após a Santa Missa. A comunidade local participa voluntariamente da produção dos desenhos.
Itaporanga, também na região de Itapeva, montará mais de 1,8 km de tapetes feitos com pó de serra e pó de pneu, com o trabalho de cerca de 500 voluntários. A missa e a procissão ocorrem às 14h do dia 4, com saída da abadia de Nossa Senhora da Santa Cruz.
Em Itararé, conhecida por seus cânions, os tapetes de serragem e pintura artesanal ligarão as igrejas até a Matriz, com programação gratuita. Já em Ibiúna, na região de Sorocaba, as festividades começam no dia 3 de junho, com shows regionais a partir das 18h em um parque de diversões na Área de Lazer.
No dia 4, em Ibiúna, a confecção dos tapetes tem início às 7h nas ruas centrais. Às 15h, haverá Santa Missa na Praça da Matriz, seguida de procissão sobre os tapetes. O parque de diversões também estará aberto ao público a partir das 15h.
A secretária estadual de Turismo e Viagens, Ana Biselli, destacou que essas celebrações são expressões culturais consolidadas, que atraem visitantes de todo o estado e do Brasil, movimentando o turismo e a economia local.
Os tapetes ornamentados, confeccionados com materiais como serragem, areia colorida, borra de café e cal, formam desenhos variados e são uma tradição antiga no estado de São Paulo. A prática envolve a participação de artistas locais e moradores, que colaboram voluntariamente.
A programação completa pode ser conferida nos canais oficiais das prefeituras de cada município. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Fonte de referência: Agência SP — https://www.agenciasp.sp.gov.br/com-os-tradicionais-tapetes-procissoes-e-ate-shows-musicais-regioes-de-itapeva-e-sorocaba-tem-programacao-de-corpus-christi/


