UrgenteGoverno paulista inaugura escola em Atibaia e planeja complexo de ensino técnico
← Voltar

Atibaia

Governo paulista inaugura escola em Atibaia e planeja complexo de ensino técnico

Terceira unidade do programa PPP Novas Escolas foi entregue em Atibaia, com capacidade para mais de mil alunos em período integral. Também foi anunciado um campus que reunirá Etec e Fatec, com investimento de R$ 130 milhões.

Governo de SP entrega nova escola em Atibaia, com capacidade para mais de mil alunos em período integral. Também foi anunciado complexo de ensino técnico com Etec e Fatec. Foto: Agência SP

Raphael Nogueira Felix
24 de junho de 202618:28
Atualizado agora há pouco às 21:28

O Governo do Estado de São Paulo entregou, nesta quarta-feira (24), a Escola Estadual Cientista Hideki Yukawa, localizada no bairro Nova Cerejeiras, em Atibaia. A unidade é a terceira construída pelo programa de Parceria Público-Privada (PPP) Novas Escolas e a primeira na região de Bragança Paulista.

A escola tem capacidade para atender 1.040 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O funcionamento será em período integral, com jornada diária de nove horas, das 7h30 às 16h30. As aulas estão previstas para começar no segundo semestre letivo, com 488 alunos matriculados inicialmente.

Construída em um terreno de 7.115 metros quadrados, a unidade conta com salas de aula, sala de recursos, quatro espaços de inovação, sala de leitura, auditório, refeitório, ginásio poliesportivo e áreas administrativas. O projeto também inclui sanitários e vestiários adaptados para pessoas com deficiência.

O programa PPP Novas Escolas prevê a construção de 33 unidades em 29 municípios paulistas. A iniciativa combina investimentos privados em infraestrutura e manutenção com a gestão pedagógica mantida pela Secretaria da Educação do Estado. No Lote Leste, onde está incluída a unidade de Atibaia, estão previstos investimentos de R$ 2,1 bilhões ao longo de 25 anos.

O secretário da Educação, Renato Feder, destacou que o modelo de PPP permite que a iniciativa privada cuide da manutenção e infraestrutura, enquanto o Estado foca na parte pedagógica. A nova escola reforça a expansão do Programa de Ensino Integral na região, que já conta com 35 escolas estaduais nesse modelo, atendendo cerca de 15,1 mil estudantes.

Além da entrega da escola, o governo anunciou a construção de um novo campus que reunirá a Escola Técnica Estadual (Etec) e a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Atibaia. O complexo será erguido em um terreno de 14 mil metros quadrados, no bairro Estoril, com área construída de mais de 20 mil metros quadrados.

O investimento previsto é de R$ 130 milhões, sendo metade do Governo do Estado e metade do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). Quando concluído, o campus terá capacidade para aproximadamente 4.300 estudantes, ampliando a oferta de ensino técnico e tecnológico na região.

Atualmente, a Fatec Atibaia funciona em instalações cedidas pela prefeitura e oferece o curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma. Já a Etec Professor Carmine Biagio Tundisi atende mais de mil alunos em cursos como Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Design Gráfico, Marketing, Recursos Humanos e Enfermagem.

Com o novo campus, a expectativa é consolidar um polo regional de educação profissional, alinhado às demandas do mercado de trabalho e ao desenvolvimento econômico local. As obras devem começar em breve, mas ainda não há data oficial para conclusão.

Fonte de referência: Agência SP — https://www.agenciasp.sp.gov.br/governo-de-sp-entrega-terceira-escola-da-ppp-novas-escolas-e-anuncia-campus-integrado-da-etec-e-fatec-em-atibaia/

educaçãoPPPAtibaiaEtecFatecensino integralia-auto