UrgenteSemae promove cerimônia de abertura do Subimpério da Festa do Divino em Mogi das Cruzes

Publicidade

Publicidade
← Voltar

Mogi das Cruzes, SP

Semae promove cerimônia de abertura do Subimpério da Festa do Divino em Mogi das Cruzes

A autarquia municipal Semae realizou a abertura do Subimpério da tradicional Festa do Divino Espírito Santo, reunindo servidores e representantes da organização do evento religioso e cultural em Mogi das Cruzes.

Semae realiza cerimônia de abertura do Subimpério da Festa do Divino Espírito Santo, reunindo servidores e organizadores em Mogi das Cruzes. Fonte: www.mogidascruzes.sp.gov.br

R
Redação
11 de maio de 202617:20
Atualizado há 1 hora às 17:20

Na manhã desta segunda-feira (11), a sede do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) em Mogi das Cruzes acolheu a cerimônia de abertura do Subimpério da Festa do Divino Espírito Santo 2026. A iniciativa, que ocorre pelo segundo ano consecutivo após mais de uma década, destaca a importância da autarquia para a preservação desta manifestação religiosa e cultural da cidade.

A bênção do Subimpério foi conduzida pelo padre Luiz Ricardo Cândido da Silva, da Paróquia São José Operário, de Suzano, que atua como assessor eclesiástico da Associação Pró-Festa do Divino. O momento reuniu servidores do Semae, além de autoridades e organizadores da festa, como o diretor-geral da autarquia, José Luiz Furtado, e a secretária municipal do Clima e Meio Ambiente, Patricia Cesare.

A cerimônia contou ainda com a presença da festeira e da capitã de mastro para 2026, Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina e Tavane Prado Rodrigues Ramos, respectivamente, além do festeiro de 2025, João Pedro Mota, e da coordenadora dos Subimpérios, Márcia Andere. Em suas falas, foram ressaltados valores como fé, solidariedade e a importância do trabalho coletivo para a realização da festa.

Com mais de 400 anos de história, a Festa do Divino Espírito Santo é uma das celebrações religiosas mais tradicionais do país e reforça a identidade cultural de Mogi das Cruzes. A edição de 2026, que ocorrerá entre os dias 14 e 24 de maio, terá como tema “Paz” e o lema “Divino Espírito Santo, fazei de nós mensageiros da vossa Paz”. A programação inclui novenas, procissões, cortejos, a Entrada dos Palmitos e eventos culturais, promovidos pela Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo e pela Diocese de Mogi das Cruzes.

Ao final da cerimônia, os presentes participaram de um momento de confraternização com um café, reforçando o espírito comunitário que permeia a festividade.

Fonte de referência: www.mogidascruzes.sp.gov.br — https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/semae-reune-servidores-e-organizacao-da-festa-do-divino-na-abertura-do-subimperio

Festa do Divino Espírito SantoMogi das CruzesSemaeCulturaReligiãoia-auto