O candidato à presidência da República Augusto Cury (Avante) manifestou solidariedade nesta segunda-feira (21/9) após o desaparecimento do helicóptero em que estava o empresário Bruno Avelar, seu conselheiro de campanha nas eleições de 2026. Avelar embarcou na mesma aeronave que o cantor Rick, da dupla sertaneja Rick e Renner.
Em vídeo publicado em seu perfil no Instagram, Cury afirmou que torce pelo empresário. «Torcendo por você, Bruno. Para que nada tenha acontecido. Você sabe o tanto que eu tenho respeito por você, todo o seu time de influenciadores e o projeto que você desenvolve para estimular as pessoas a serem empreendedoras», declarou. O presidenciável também pediu orações e acrescentou que «a vida é assombrosamente breve para ser vivida».
A manifestação ocorreu momentos antes de Cury participar de uma sabatina realizada pelo Flow Podcast, em São Paulo, na noite desta segunda-feira. O candidato é uma das lideranças que disputam o Palácio do Planalto no próximo pleito.
O helicóptero, um Bell 430 de matrícula PP-MGR, perdeu contato na região de Vacas Gordas, em Urubici (SC), segundo informou o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Até o momento, a aeronave não foi localizada. A corporação afirmou que as buscas continuam e que a operação se concentra em dois pontos distantes cerca de 30 quilômetros um do outro: o local onde a aeronave supostamente caiu e o ponto onde foi registrado o último sinal de celular de um dos tripulantes.
Ainda de acordo com os bombeiros, as condições climáticas adversas na região — com fortes chuvas, granizo e ventos — podem ter contribuído para a perda de sinal. Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), um Black Hawk (H-60) e um SC-105 Amazonas, equipadas com tecnologia especializada em missões de busca e salvamento, também participam da operação.
O cantor Rick havia embarcado em Porto Belo (SC) com destino a São Joaquim (SC). O modelo Bell 430 conta com um Transmissor Localizador de Emergência (ELT), acionado automaticamente em caso de forte impacto, como uma queda. Não há informações de que o equipamento tenha entrado em operação.
A aeronave pertence à JTA Empreendimentos e Urbanismo, empresa que tem o jogador Neymar como um dos sócios. Em nota, a companhia confirmou que o helicóptero havia sido emprestado ao cantor e ao empresário Bruno Avelar, amigos próximos do dono da JTA, o empresário José Antunes Jr.
A equipe de Bruno Avelar também se pronunciou e fez um apelo para que as buscas continuem. O caso mobiliza autoridades e equipes de resgate em Santa Catarina, que trabalham desde o registro do desaparecimento.
A situação permanece em apuração, e não há confirmação sobre as causas da perda de contato. Novas informações devem ser divulgadas pelas autoridades responsáveis à medida que as buscas avançarem.
Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/cury-lamenta-sumico-de-conselheiro-de-campanha-em-helicoptero-com-rick

