UrgenteCandidato do PL aciona TSE contra Luísa Sonza por declaração política em show no Paraná
← Voltar

Londrina

Candidato do PL aciona TSE contra Luísa Sonza por declaração política em show no Paraná

Lucas Pavanato (PL-SP) alega que a cantora fez campanha eleitoral dissimulada ao pedir voto para Lula durante festival em Londrina; ação pede liminar para proibir manifestações políticas em apresentações até 2026.

Lucas Pavanato (PL)Foto: Reprodução
Raphael Nogueira Felix
27 de setembro de 202621:25
Atualizado agora há pouco às 00:25

O candidato a deputado federal por São Paulo Lucas Pavanato (PL-SP) protocolou neste domingo (27) uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a cantora Luísa Sonza. O motivo seria uma declaração de apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) feita durante apresentação no festival Tropicadelia, realizado no sábado (26), em Londrina, no Paraná.

De acordo com a ação, a artista teria transformado o show em um «showmício dissimulado» ao declarar apoio explícito ao presidente. Durante a apresentação, Luísa Sonza afirmou: «Dia 4 de outubro não esqueçam, é Lula 13!». O valor atribuído à causa é de R$ 50 mil.

A defesa de Pavanato cita o artigo 39, § 7º, da Lei das Eleições, que proíbe a realização de showmício e de evento assemelhado para promoção de candidatos, além da apresentação de artistas com a finalidade de animar comícios e reuniões eleitorais. O texto argumenta que a conduta «desequilibra a disputa democrática» e configuraria abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação.

O candidato solicita liminarmente que o TSE ordene a abstenção imediata de manifestações políticas, pedidos de voto ou ostentação de adereços eleitorais por parte da cantora em seus shows até o fim das eleições de 2026. A ação pede ainda multa de no mínimo R$ 100 mil por evento em caso de descumprimento, além da proibição de publicar ou impulsionar vídeos do show em redes sociais.

O episódio ocorreu dias antes do primeiro turno das eleições, marcado para 4 de outubro. O festival Tropicadelia faz parte da turnê comercial da cantora, intitulada «Brutal Paraíso», e reuniu público no interior do Paraná.

A reportagem do Metrópoles tentou contato com a assessoria de Luísa Sonza para obter posicionamento sobre a ação. Até a publicação desta matéria, não havia resposta da equipe da artista. O espaço permanece aberto para manifestação.

A ação tramita no TSE e tem caráter eleitoral, uma vez que envolve suposta irregularidade em período de campanha. Caso a liminar seja concedida, a cantora poderá ser impedida de fazer declarações políticas em apresentações até o pleito de 2026.

O caso reacende o debate sobre os limites da manifestação política de artistas em eventos privados durante o período eleitoral. A legislação veda expressamente o uso de shows para promoção de candidatos, mas a aplicação da regra a declarações espontâneas em festivais comerciais costuma gerar controvérsia na Justiça Eleitoral.

Procurada, a assessoria de Lucas Pavanato não se manifestou além do conteúdo da ação. O Metrópoles acompanha o caso e atualizará a reportagem em caso de novos desdobramentos.

Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/candidato-do-pl-aciona-o-tse-contra-luisa-sonza-por-showmicio-pro-lula

TSELuísa SonzaLucas Pavanatoeleições 2026showmícioLondrinaTropicadeliaPLia-auto