UrgenteFeira de troca de livros na Faculdade de Educação da USP ocorre até sexta-feira
← Voltar

São Paulo

Feira de troca de livros na Faculdade de Educação da USP ocorre até sexta-feira

Evento gratuito no campus do Butantã permite que leitores troquem exemplares em bom estado e renovem seus acervos literários.

Leitores trocam livros em bom estado na Feira de Troca de Livros da Faculdade de Educação da USP, no campus do Butantã. O evento gratuito segue até sexta-feira. Foto: Agência SP

Raphael Nogueira Felix
23 de junho de 202611:42
Atualizado agora há pouco às 14:42

A Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) promove, até sexta-feira (26), a Feira de Troca de Livros. A iniciativa, gratuita e aberta ao público em geral, acontece das 13h30 às 19h30 na Biblioteca Celso de Rui Beisiegel, localizada na Avenida da Universidade, 308, na Cidade Universitária, bairro do Butantã, zona oeste da capital paulista.

O objetivo do evento é estimular a circulação de obras literárias, ampliar o acesso à leitura e incentivar práticas sustentáveis por meio da economia circular. A feira, que começou no segundo semestre de 2024, também se consolida como um espaço de encontro e diálogo entre leitores de diferentes perfis.

Para participar, o interessado deve levar livros em bom estado de conservação. A cada exemplar entregue, recebe um vale-troca, que pode ser usado para escolher outro volume disponível nas mesas do evento. São aceitos livros de literatura nacional e estrangeira, inclusive em outros idiomas, literatura infantil e juvenil, histórias em quadrinhos e obras teóricas ou de referência na área de ciências.

Não são aceitos dicionários, enciclopédias, manuais, apostilas ou exemplares com rasuras, folhas soltas, sinais de traças ou fungos. Materiais que não se enquadrem nessas categorias podem ser avaliados pela equipe organizadora.

A feira é realizada pelo Laboratório Experimental de Arte-Educação & Cultura (lab_arte) da FE, em parceria com a Biblioteca Celso de Rui Beisiegel. A coordenação é da professora Sabrina da Paixão Bresio, com supervisão das bibliotecárias Daniela Pires e Luciana Cecília Araújo Nascimento. A ação conta com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) da FE-USP e integra as atividades de cultura e extensão vinculadas à graduação.

Segundo a professora Sabrina, a atividade é uma forma de estimular a circulação, a troca e a conversa sobre livros, leitura e literatura. Ela convida a comunidade a observar quais livros estão em casa, parados e esquecidos, e trazê-los de volta à vida, democratizando o acesso à leitura.

A feira representa uma oportunidade para renovar o acervo pessoal sem custos, além de promover a interação entre estudantes e diferentes públicos. A iniciativa também contribui para a formação dos alunos envolvidos na organização, que atuam na seleção e curadoria dos exemplares.

O evento ocorre em um momento em que a leitura ganha destaque como ferramenta de desenvolvimento pessoal e social. Iniciativas como essa reforçam o papel das universidades na promoção da cultura e da educação para além dos muros acadêmicos.

Fonte de referência: Agência SP — https://www.agenciasp.sp.gov.br/feira-livros-faculdade-educacao-usp/

feira de troca de livrosUSPFaculdade de EducaçãoButantãleituraculturaia-auto